quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Feromônio: Um Perfume Natural da Atração

                                           
                                            Bolsista: Valdirene Sodré


Olá, Pessoal! Vocês já se perguntaram como as formigas reconhecem qual o caminho até o alimento e a volta para o formigueiro?
Isso acontece devido aos “feromônios”, uma substancia química secretada por um indivíduo, que funciona como meio de comunicação entre seres da mesma espécie, cada qual com seu código, como também o ser humano. Assim é possível desencadear respostas fisiológicas e comportamentais previsíveis, ou seja, indica o interesse pelo sexo, desejo de se organizar para o trabalho, demarcar território, transmitir alarme e achar comida.
 Na década de 50, A.Butenandt após matar mais de 500 femeas para obter 1 mg da substancia ativa, descobriu a existência desses feromônios, um resultado de mais de 20 anos de pesquisa em que utilizou a mariposa do bicho da seda Bombyx mori (Figura 1) na qual identificou o feromônio sexual desse inseto.

Figura 1: mariposa do bicho da seda Bombyx mori
         

Os feromônios são classificados de acordo com suas funções:
a)           Feromônio da marcação de trilha: É um rastro químico deixado pelo inseto.
b)           Feromônio de alarme: Insetos emitem um odor característico ao serem tocados avisando aos outros membros da colônia que um inimigo se aproximam. Um exemplo é a maria fedida, quando pegando nela sentimos o seu cheiro bem forte e característico.
c)            Feromônios de ataque: Servem de aviso que um intruso nas proximidades. E o caso do maribondo, que quando ataca um a vítima libera esse odor, manifestando os outros que vão para o ataque.
d)           Feromônios de agregação: Quando um inseto encontra comida ou um lugar para fazer moradia emite um feromônio para atrair os insetos da mesma espécie.
e)           Feromônios Sexuais: Utilizado para atrair o parceiro para acasalamento.

Figura 2: Exemplos de alguns feromônios das formigas.
       

Uma aplicação importante dos feromônios é a sua utilização na agricultura, atuando no controle de pragas. Como a aplicação de agrotóxicos causa diversos males a saúde e ao meio ambiente e cada vez mais como essa prática. Os feromônios são empregados em armadilhas para capturar, interromper o acasalamento ou controlar o nível de infestação permitindo prever o possível aumento no número de pragas.

Figura 3: Armadilha que libera o feromônio sexual
         
Fonte: http://danielquimica.blogspot.com.br/2012/06/sinalizadores-quimicos.html

O uso de feromônios é chamado de metodologia bioracional no controle de insetos. Contudo, é necessário identificar essa substâncias para produzi-las em laboratório. A primeira etapa de identificação é a observação detalhada do comportamento dos insetos, em seguida a extração dos feromônios pode ser feita de duas maneiras a primeira é chamada de aeração, nesse processo as substancias voláteis exaladas são carregadas por um fluxo constante de ar e absorvidas em polímeros específicos, como vocês podem ver na (figura 4).

Figura 4: sistema de aeração


Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-40421999000200018

A outra forma é a extração diretamente das glândulas que produzem os feromônios nos insetos. Como aprecem substâncias além das desejadas, os químicos utilizam a cromatografia gasosa técnica muito utilizada na química orgânica para separar compostos para análise. Depois de identificados as estruturas dos feromônios, são sintetizados em laboratório para que possam ser utilizados e comercializados no controle de pragas.
Espero que tenham gostado, até a próxima!

Referências:
QUADROS, Ana Luiza de. Os feromônios e o Ensino de Química. Química Nova na Escola, v. 7, p. 7-10, 1998.

FERREIRA, J. T. B.; ZARBIN, P. H. G. Amor ao primeiro odor. Química Nova na Escola, v. 7, 1998.

Nenhum comentário:

Postar um comentário