quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Questões do ENEM

Bolsista: Karla Matias

Olá leitores, na matéria deste mês, vamos discutir e resolver mais uma questão do ENEM – 2016, Caderno Rosa.
A pergunta da vez, se trata de forças intermoleculares. Então para que possamos resolvê-la, vamos relembrar o conceito principal deste conteúdo.
Uma interação química significa que as moléculas se atraem ou se repelem entre si, sem que ocorra a quebra ou formação de novas ligações químicas. Estas interações são frequentemente chamadas de interações não covalentes ou interações intermoleculares. (ROCHA, Willian R. Química Nova na Escola, Maio 2001)
As interações intermoleculares estão intimamente relacionadas com as propriedades termodinâmicas de líquidos, sólidos e gases. Logo, o entendimento de tais forças intermoleculares é de extrema relevância se quisermos entender o comportamento de sistemas químicos a nível molecular. (ROCHA, Willian R. Química Nova na Escola, Maio 2001).
Temos os seguintes tipos de interações intermoleculares, onde cada tipo possui suas características principais.
Quadro I:
Tipos de interações
características
Íon - Íon
compostos iônicos
Ligação Covalente
compostos iônicos
Íon – Dipolo
carga do íon e momento de dipolo
Ligação de hidrogênio
O, F, N
Dipolo – Dipolo
momento de dipolo
Dipolo - Dipolo Induzido
momento de dipolo e polarizabilidade
Dipolo Induzido - Dipolo Induzido
polarizabilidade
  
Vamos à questão!

Questão 65 - O carvão ativado é um material que possui elevado teor de carbono, sendo muito utilizado para a remoção de compostos orgânicos voláteis do meio, como o benzeno. Para a remoção desses compostos, utiliza-se a adsorção. Esse fenômeno ocorre por meio de interações do tipo intermoleculares entre a superfície do carvão (adsorvente) e o benzeno (adsorvato, substância adsorvida). No caso apresentado, entre o adsorvente e a substância adsorvida ocorre a formação de:

 a) Ligações dissulfeto.
b) Ligações covalentes.
c) Ligações de hidrogênio.
d) Interações dipolo induzido – dipolo induzido.
e) Interações dipolo permanente – dipolo permanente.

Segundo o gabarito a questão correta é a letra “D”. Mas porquê? Vamos esclarecer a resolução deste exercício.

As Interações dipolo induzido – dipolo induzido, ocorre em substâncias apolares, como o H2, O2, F2, Cl2, CO2, CH4 e C2H6, entre outras. E podem ocorrer também entre átomos de gases nobres, quando estes se aproximam, causando repulsão entre suas eletrosferas. Desse modo, os elétrons se acumulam em determinado lado, que fica polarizado negativamente e o lado oposto positivamente, em razão da deficiência de carga negativa.

O carvão possui um teor elevado de carbono, possuindo um caráter apolar. O benzeno, por ser hidrocarboneto, também é apolar.
Logo, a interação entre duas substâncias apolares será o dipolo induzido - dipolo induzido.
Portanto para a resolução desta questão, os conceitos de polar e apolar, são importantes relembrar, e também as características principais dos tipos de interações, mostradas no quadro I.
Caros leitores é isso! Fiquem de olho na próxima matéria com mais resoluções de questões do ENEM.

Referências:
ROCHA, Willian R. Química Nova na Escola, Interações intermoleculares. Maio 2001. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/cadernos/04/interac.pdf, Acessado no dia 19/09/2017.
UFMG, Departamento de química. Forças intermoleculares. Disponível em: http://zeus.qui.ufmg.br/~qgeral/downloads/aulas/aula%2020%20-%20forcas%20intermolecurares.pdf. Acessado dia 19/09/2017.


Nenhum comentário:

Postar um comentário