domingo, 10 de setembro de 2017

TNT


Bolsista: Karla Nara da Costa Abrantes
Olá, caros leitores....

O tema dessa semana é muito relevante para nosso conhecimento, uma vez que iremos abordar sobre o TNT. Mas o que essa sigla significa? Será que é um nome de uma empresa, um programa de TV ou até mesmo uma banda musical?  Iremos descobrir adiante.
Quando ouvimos a palavra TNT, às vezes podemos associar essa sigla há uma empresa de distribuição de correios, um canal de televisão por assinatura ou até mesmo uma banda musical, cujos tem o nome de TNT. Porém, hoje iremos proferir essa sigla TNT como um composto químico do qual possui o nome de trinitrotolueno ou 2,4,6- trinitro-tolueno.
De acordo com PERUZZO (2006), o TNT é um sólido cristalino amarelo, de ponto de fusão 82°C, altamente explosivo. Sofre decomposição muito rápida, liberando gases e calor. A rápida e intensa expansão dos gases aquecidos, produzidos nessa reação, provoca uma onda de choque capaz de causar relevante destruição.
Conforme Regulamento ABNT NBR 14725, (CE) nº 1907/2006 e Regulamento (UE) nº 453/2010 o TNT é um produto extremamente inflamável, irritante para os olhos. E quando uma pessoa fica em exposição repetida pode causar secura da pele ou fissuras e caso seja inalado vapores podem causar sonolência e tonturas.
Sendo assim, de acordo com o Regulamento ABNT NBR 14725, (CE) nº 1907/2006 e Regulamento (UE) nº 453/2010, devem-se tomar alguns cuidados sendo eles: não respirar os vapores, aerossóis, evitar o contato com a pele e com os olhos, utilizar somente em locais bem ventilados, não vaporizar para uma chama ou um corpo incandescente, manter afastado de qualquer chama ou fonte de ignição, não fumar e conservar fora do alcance das crianças.
O 2,4,6-trinitro-tolueno é um potente explosivo, útil, por exemplo, na exploração de jazidas minerais, como mostra a Figura 1. Esse potente explosivo é produzido por nitração sequencial do tolueno, reação realizada em três estágios e na presença de ácido nítrico e sulfúrico como mostra a Figura 2. A formação do composto trinitrado ocorre somente no terceiro estágio, juntamente com diversas impurezas, as quais são retiradas do produto por sucessivas lavagens com água. (CAVALOTTI, 2009)

FIGURA 1: Explosão com TNT

            
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=rXK2usSoFZ8

FIGURA 2: Processo de formação do TNT

Fonte: http://brasilescola.uol.com.br/quimica/tnt-trinitrotolueno.htm

A reação demonstrada na figura 2 é uma substituição em aromáticos, uma vez que formam produtos isômeros, resultantes da substituição dos hidrogênios em orto, meta e para. No processo de fabricação do TNT o grupo metil é orto-para-dirigente, a entrada dos grupos NO2 se dá em orto e para. (PERUZZO,2006)
Portanto, o TNT é um potente explosivo importante para o ramo da indústria de minérios, porém, deve ser maneado com muitas precauções por ser considerado um composto altamente explosivo. O mesmo é fabricado a partir da trinitração, ou seja, três nitrações seguidas do tolueno. Essa fabricação ocorre pela substituição nas posições orto e para, no qual é denominado orto-para-dirigente de um aromático.

REFERÊNCIAS

§  FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA (FISPQ) (REACH) FISPQ- Regulamento ABNT NBR 14725, (CE) nº 1907/2006 e Regulamento (UE) nº 453/2010, 2013. Disponível em: < http://www.mtnbrazil.com/quimico/546_70_FISPQ_TNT.pdf> Acessado em 18 de agosto de 2017.
§  CAVALOTTI, L. F. R.; e ZAMORA, P. P.; RODRIGUES, M. B.; PAIVA, T. C. B. DEGRADAÇÃO DE ESPÉCIES NITROAROMÁTICAS E REMEDIAÇÃO DE EFLUENTES DA INDÚSTRIA DE EXPLOSIVOS, UTILIZANDO-SE PROCESSOS REDUTIVOS-OXIDATIVOS FUNDAMENTADOS NO USO DE FERRO METÁLICO. Quim. Nova, Vol. 32, No. 6, 1504-1508, 2009.

§  PERUZZO, F. M. Química na abordagem do cotidiano. 4° ed. São Paulo: Moderna, 2006. p.172 e 173.

Nenhum comentário:

Postar um comentário