domingo, 10 de setembro de 2017

A Tabela Periódica ao Longo da História

                     
                                                                                                                       Bolsista: ValdireneSodré
  
Olá, pessoal!
Hoje iremos entender como a classificação dos elementos químicos foi uma das grandes conquistas da Química. Através dela foi possível entender o conhecimento de forma clara, simples e resumida.
Na segunda metade do século XIX, muitos cientistas​​ tinham​ o interesse em saber quantos elementos químicos existiam. A ideia de elemento químico era algo novo, apesar de materiais como ouro, prata, ferro e cobre serem conhecidos desde a Antiguidade, foi o alquimista chamado Henning Brand que descobriu o primeiro elemento químico, em 1669 o fosforo, um elemento que não reage com oxigênio (FELTRE,2004).

FIGURA 1: Henning Brand

             
Fonte: http://ciclodofosforo.blogspot.com.br/2012/06/

Brand na tentativa de descobri a pedra filosofal que transformaria qualquer mental em ouro deu luz à química. Ele isolou artificialmente o fosforo, a partir da destilação da urina obtendo um material que brilhava no escuro e pegava fogo. Dalton ( 1766-1844)foi uns dos primeiros a tentar ​​organizar os elementos através do seu modelo atômico. O químico sueco Jons Jacob Berzelius (1779-1848), acredito na teoria atômica de ​ ​Dalton, achava que sabendo​ ​ detalhadamente sobre a massa ​​de cada​​ ​elemento ​​sua ordenação seria mais fácil (FELTRE,2004).
Na tentativa​ ​ de conseguir sua meta, começou a medir a massa atômica de cada ​ ​elemento conhecido. Em 1818, ele havia determinado ​​as massas de 45 dos 49 elementos conhecidos na ​​época. Em 1860, o químico Stanislao Canizzaro (1826-1910) fez a distinção entre átomos ​​e moléculas padronizando as massas atômicas,​ ​ assim ​​foi possível a​​ descoberta ​​de vários elementos, como o silício, o potássio e o ​​alumínio. Várias teorias foram propostos ​ ​por ​ ​alguns cientistas​ ​ na tentativa de agrupar ​​os elementos levando em consideração​ ​ as propriedades ​​físicas e químicas. 
Dobereiner com sua​​ “Lei dos Tríades”, ​onde o elemento central da Tríade era supostamente a média das massas atômicas do primeiro e terceiro membro em1817.
              Chancoutroir com seu “Parafuso Telúrico, em 1862. Newlands com a “Lei das Oitavas”, em 1864. A proposta era que os elementos poderiam ser colocados num modelo periódico de oitavas, grupos de oito em ordem crescente de suas massas atômicas seu modelo fazia uma analogia com as setes escalas musical (FELTRE,2004).

FIGURA 2: Lei​ ​das​ ​Oitavas

               
Fonte: https://www.slideshare.net/isadoragirio/historia-tabela-peridica

Mas, que conhecimento faltava para os químicos da época resolvessem esses quebra cabeças?
Havia consenso entre os cientistas frente a​​ organização dos elementos, as ​ ​suas propriedades eram periódicas, ou seja, que​​  se reproduzem​​  em intervalos. Foi assim​​  que Dimitri Mendeleev na busca por ​​um padrão criou as cartas de cada elemento, com seus símbolos e propriedades.  Ele os colocou em ordem crescente de massas atômicas, distribuídos em oito colunas verticais e doze faixas horizontais verificou que variam as propriedades variam periodicamente a medida que massas atômicas aumentavam.
Segundo os historiadores após três dias sem dormir, ele teria pegado no sono e ​​sonhando com 63 elementos. ​​Em 1869, Mendeleev fez​​ esboço da Tabela​ ​ periódica, deixou alguns espaços em branco ele prévio que novos elementos seriam descobertos e chegou a descreve as características de alguéns deles, pouco tempo depois foram descobertos o Gálio, Germânio e Escândio.

FIGURA 3: Esboço da tabela periódica

           
            Fonte: http://www.infoescola.com/quimica/classificacao-periodica-de-mendeleev/

Mas ainda falta mais a ser descoberto, eis que surge Henry Monseley (1887-1915), ​​ um físico inglês, descobriu com sua técnica de cristalografia   que o ​ ​centro ​ ​do átomo era ​ ​o ponto fundamental, determinando a ​​quantidade de prótons dos átomos, ​ ​ ou seja, o número atômico,passandoa ser escrita​ ​ em​​ ordem​ crescente.

FIGURA 4: Tabela periódica atual

 
Fonte: http://www.brasil2017.com.br/tabela-periodica-atualizada.html

A tabela atual nos traz muitas informações. Repare que ao longo dos períodos os potenciais de ionização aumentam da direita para a esquerda e ao longo dos grupos de baixo para cima, já o raio atômico aumenta no sentido contrário. A afinidade eletrônica, que é capacidade de recebem elétrons extras aumentam a média que o raio atômico diminui. Há vários grupos na tabela os metais, os semi metais, o não metais e os gases nobres, ao todo temos 118 elementos conhecidos desses 92 são encontrados na natureza e 22 são sintéticos (produzidos artificialmente).


Nenhum comentário:

Postar um comentário