sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Questões do Enem

Bolsista: Karla Matias

Olá leitores, hoje vamos comentar mais uma questão do Enem 2016, com a intenção de esclarecer as dúvidas geradas sobre a questão.

Questão 46 do caderno AZUL

Em sua formulação, o spray de pimenta contém porcentagens variadas de oleorresina de Capsicum, cujo princípio ativo é a capsaicina, e um solvente (um álcool como etanol ou isopropanol). Em contato com os olhos, pele ou vias respiratórias, a capsaicina causa um efeito inflamatório que gera uma sensação de dor e ardor, levando à cegueira temporária. O processo é desencadeado pela liberação de neuropeptídios das terminações nervosas.
Quando uma pessoa é atingida com o spray de pimenta nos olhos ou na pele, a lavagem da região atingida com agua é ineficaz porque a:
A.   Reação entre etanol e agua libera calor intensificando o ardor.
B.   Solubilidade do princípio ativo em água é muito baixa, dificultando sua remoção.
C.   Permeabilidade da água na pele é muito alta, não permitindo a remoção do princípio ativo.
D.   Solubilização do óleo em água causa um maior espalhamento além das áreas atingidas.
E.   Ardência faz evaporar rapidamente a água, não permitindo que haja contato entre o óleo e o solvente.
Para que cheguemos a uma alternativa correta, devemos relembrar, os conceitos básicos de polaridade.
Segundo ROCHA Jennifer, as propriedades das substâncias são influenciadas em grande parte pelo tipo de ligação que seus átomos realizam e se elas são polares ou apolares. Por exemplo, o álcool (etanol), H3C — CH2 — OH, possui a propriedade de ser infinitamente solúvel em água e, ao mesmo tempo, ser solúvel na gasolina, sendo que ambas não se misturam. Isso ocorre porque a água é polar e o etanol também possui ligações polares em suas moléculas, mas, por outro lado, a gasolina é apolar, sendo que o etanol também possui ligações apolares em suas moléculas.
Rocha ainda afirma que, quando a ligação covalente ocorre entre átomos de elementos que possuem diferentes eletronegatividades, um dos átomos – o mais eletronegativo – atrai com maior força os elétrons da ligação, criando uma diferença de distribuição da nuvem eletrônica.
Quanto maior for a diferença de eletronegatividade entre os elementos da ligação, maior será a polaridade da ligação. O cientista Linus Pauling criou uma escala de eletronegatividade para os elementos da Tabela Periódica, sendo que, considerando os elementos principais, temos
F > O > N > Cl > Br > I > S > C > P > H
É de acordo com a polaridade que as características físicas e químicas são influenciadas, começando pela solubilidade. As moléculas apolares são praticamente insolúveis em agua, pois a agua é polar.
Então pensando no enunciado da questão temos que, o material citado é um composto oleoso que se dissolve no álcool, visto que um óleo apresenta cadeia predominantemente apolar. A interação entre o óleo (apolar) e o álcool (anfótero, ou seja: apresenta porção polar e apolar) não é muito intensa. Ao se tentar lavar esta mistura o óleo não se dissolve na água, aumentando ainda mais a sensação de queimação, pois, apresentará um efeito ainda mais intenso devido ao fato de não ser removido facilmente. Isso se dá devido a solubilidade ser baixa com a agua, logo alternativa correta é a letra B.
É isso pessoal, espero ter contribuído com vocês, até a próxima!

Referencias:
Moléculas polares, departamento de química UFMG.
Polaridade e eletronegatividade, departamento de química UFMG.



Nenhum comentário:

Postar um comentário