terça-feira, 10 de outubro de 2017

Proteção contra radiação Ultravioleta pelo Ozônio


 
Bolsista: Karla Nara
Olá, caros leitores...
O assunto dessa semana iremos discutir sobre uma preocupação alarmante, que é as ameaças a camada de Ozônio, uma vez que a mesma tem funções importantíssimas e essenciais, e uma delas e a proteção da matéria viva na Terra dos efeitos prejudiciais dos raios solares. Mas o que seria camada de ozônio? é uma região da atmosfera, que encontra-se maior concentração de moléculas de ozônio.
As principais ameaças a camada de ozônio podemos destacar, os gases clorofluorcarbonetos conhecidos como CFC, os principais produtores dos mesmos são os aerosóis, além dos gases liberado pelos escapamentos dos carros, a industrialização em massa, e entre outros. A figura 1, mostra a camada de ozônio com um buraco, na mesma.
Figura1 - Buraco na Camada de Ozônio
Fonte: http://www.megaartigos.com.br/natureza/implicacoes-do-buraco-na-camada-de-ozonio
O ozônio aspira a radiação ultravioleta de forma muito eficiente e intensa, ou seja, o mesmo absorve um comprimento de onda da luz entre 290nm e 320nm, na faixa UV do espectro solar, portanto, o Ozônio é bastante competente para filtrar a radiação UVB que é perigosa, ou seja, é prejudicial a saúde, uma vez que conduz energia suficiente para romper as ligações das moléculas orgânicas e consequentemente produzem fragmentos reativos, além de causar queimaduras, devido a exposição de intensa luz, e ela a incidência de câncer de pele, pois a absorção da radiação UVB, causa tradução inadequada do código genético durante a divisão celular. (SPIRO, 2009)
Segundo (MANAHAN, 2013), quando ocorre um aumento significante da intensidade da radiação ultravioleta no nível do solo causado pela destruição da camada de ozônio, possuem grandes consequências, sendo elas: afetaria a produção de alimentos, principalmente plantes verdes, uma vez que seu aparato fotossintético de coleta de luz está em sintonia com a radiação visível e portanto, pode ser destruído por uma radiação ultravioleta intensa, além de destruir as plantas microscópicas que formam a base da cadeia alimentar oceânicas, portanto afetaria a produtividade nos mares.
Portanto, a camada de ozônio é importantíssima para os seres vivos da Terra, principalmente para o ser humano, sendo assim deve-se observar e criticar as ameaças responsáveis pela destruição da camada, e além disso, evitar os mesmos e cobrar de todos a sua responsabilidade.
 
Referências:
SPIRO, T.G. Química ambiental. 2° ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.
MANAHAN, S. E. Química ambiental -9.ed.-Porto Alegre : Bookman,2013.


Nenhum comentário:

Postar um comentário