sábado, 2 de dezembro de 2017

Jogos Lúdicos de Química

 
Bolsista: Valdirene Duarte
Olá, galera!
Hoje vamos falar sobre a importância dos jogos para o ensino de química. Os jogos oferecem uma metodologia inovadora e atraente, para ensinar de forma descontraída e interessante o conteúdo. A dinâmica dos jogos e atividades lúdicas na sala de aula, auxilia tanto o professor quanto o aluno, a conquistar seus objetivos, evitando que a aula seja exaustiva e monótona (Soares2004).

Figura1: Jogos
        
Fonte: http://pibidquimicafaec.blogspot.com.br.

As atividades lúdicas, são práticas benéficas para a aplicação de uma educação que visa o desenvolvimento pessoal do aluno e a atuação em cooperação na sociedade. São também instrumentos que motivam, atraem e estimulam o processo de construção do conhecimento, podendo ser definidas, como ação divertida, seja qual for o contexto linguístico, desconsiderando o objeto envolto na ação. Se há regras, essa atividade lúdica pode ser considerada um jogo (Soares2004).
Segundo kishimoto (1994), o jogo, considerado um tipo de atividade lúdica, possui duas funções: a lúdica e a educativa. Ambas devem estar em equilíbrio, pois se a função lúdica prevalecer, não passara de um jogo e se a função educativa for predominante será apenas um material didático. Os jogos se caracterizam por dois elementos que apresentam: o prazer e o esforço espontâneo, além de integrarem as várias dimensões do aluno, como afetividade e o trabalho em grupo. Assim sendo eles devem ser inseridos como impulsores nos trabalhos escolares.
Os jogos são indicados como um tipo de recurso didático educativo que podem ser utilizados em diferentes momentos, como na apresentação de um conteúdo, ilustração de aspectos relevantes ao conteúdo, como revisão ou síntese de conceitos importantes e avaliação de conteúdos já desenvolvidos (CUNHA;2004). 
A atividade lúdica tem como objetivo propiciar o meio para que o aluno induza o seu raciocínio, a reflexão e consequentemente a construção do conhecimento. Promove a construção do conhecimento cognitivo, físico, social e psicomotor o que leva a memorizar mais facilmente o assunto abordado. Além disso, desenvolve as habilidades necessárias as práticas educacionais da atualidade. De acordo com MELO, 2005, o lúdico é importante instrumento de trabalho. O mediador, no caso o professor, deve oferecer possibilidades na construção do conhecimento, respeitando as diversas excentricidades. Essas atividades oportunizam o diálogo, a socialização e o desenvolvimento pessoal, social, e cognitivo quando bem exploradas.
 O jogo é uma ferramenta de valor indispensável no processo de ensino e aprendizagem, então vamos aproveitar ao máximo a utilização desse método.

Referências:
CUNHA, M.B. Jogos de Química: Desenvolvendo habilidades e socializando o grupo. Eneq 028-2004.
KISHIMOTO, T.M.O jogo e a educação infantil. São Paulo: Pioneira, 1994.
MELO, C.M.R. As atividades lúdicas são fundamentais para subsidiar o processo de construção do conhecimento.Informacion Filosofica.V.2n°1 2005 p.128-137.
SOARES, M.H.F.B. O lúdico em química: Jogos e atividades aplicados ao ensino de Química. Universidade Federal de São Carlos (tese de doutorado,2004)

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