sábado, 2 de dezembro de 2017

Superfraldas

  
Bolsista: Tiago Barbosa

     Olá pessoal, hoje vamos falar um pouco sobre a “salvação” dos pais para com o bem-estar e comodidade dos bebês, que além de tudo surgiu para facilitar o uso e seu descarte, estamos falando das fraldas descartáveis. (KOTZ, 2009)
     As fraldas descartáveis são um milagre da química moderna: a maioria dos materiais utilizados é de polímeros sintéticos. A camada externa é majoritariamente polietileno microporoso; ela retém a urina, mas permite a respiração. A camada interna é de polipropileno, um material preferido por campistas de inverno. Ele se mantém macio e seco enquanto absorve umidade, mantendo-a afastada da pele. Entre essas duas camadas há policrilato de sódio em pó, misturado com celulose, sendo este o único material natural utilizado. O pacote é completado com bainhas feitas de polipropileno hidrofóbico elástico, que ficam nas coxas do bebê, e fechos de velcro seguram a fralda em seu lugar. (KOTZ, 2009)

 Figura 1: Fralda Descartável
Fonte: www.vidamaterna.com

       As fraldas possuem um preenchimento de polímero de poliacrilato, capaz de absorver até 800 vezes sua massa em água.

  Figura 2: Estrutura de Poliacrilamida e Poliacrilato de Sódio

Fonte: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc15/v15a09.pdf
   

     O processo de absorção da água que esse polímero realiza, é chamado de osmose (absorção e aprisionamento da água dentro da estrutura). O grande segredo está na ligação iônica entre o oxigênio e o sódio, elevando assim a sua polaridade, isso atrai as moléculas de água pra si, daí o resultado é uma espécie de gel com todo o líquido da urina retido. (MARCONATO; FRANCHETTI, 2002)

Figura 3: Criança Usando Fralda Descartável
Fonte: www.conselhosdemae.com.br

       Esses tipos de materiais superabsorventes – poliacrilato de sódio e um material parecido, poliacrilamida – são úteis não apenas em fraldas, mas também na limpeza de derramamentos em hospitais para proteger cabos de energia e ópticos da umidade, para eliminação da água da gasolina de aviação e para o condicionamento do solo de jardins para reter umidade.  (KOTZ, 2009)
     Bom é isso pessoal! Espero que tenham gostado, até a próxima!

Referências:

MARCONATO, José Carlos; FRANCHETTI, Sandra Mara M.. Polímeros superabsorventes e as fraldas descartáveis: um material alternativo para o ensino de polímeros. 2002. Disponível em: <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc15/v15a09.pdf>. Acesso em: 21 nov. 2017.

 KOTZ, Jhon C.. Química geral e reações químicas. 6. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2009. 2 v.




Nenhum comentário:

Postar um comentário