sábado, 2 de dezembro de 2017

Plástico Biodegradável

 
Bolsista: Karla Nara
Olá, caros leitores.
            Segundo Antunes (2013) os plásticos, em sua maioria são produzidos a partir de derivados do petróleo, dispondo assim de características: resistente, maleável e com uma durabilidade extensa. Além disso, apresenta uma alta resistência á degradação quando colocado ao meio ambiente. Consequentemente, permanece muito tempo no ambiente.
De acordo com o Ministério do Meio Ambiente o tempo de degradação, quando disposto ao meio ambiente é de 400 anos para os plásticos oriundos do petróleo. Diante do exposto, pesquisas vêm sendo realizadas com intuito de produzir plásticos que sejam biodegradáveis, ou seja, com o propósito de minimizar a produção e, em consequência, o acúmulo de resíduos de polímeros sintéticos no meio ambiente. (SCHLLEMER, 2013)
No momento atual, relevantes pesquisas apresentam a produção de um plástico biodegradável produzido a partir do amido vegetal, como mostra a Figura-1. Uma vez que, o amido “é um dos materiais que pode participar da elaboração desse material, sendo biodegradável quando lançado no meio ambiente”. (HENRIQUE, 2008, p. 231)

Figura 1- Plástico Biodegradável
Fonte: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/jornal/noticia3.3.php

            As principais fontes de amido utilizado na produção desses plásticos são          o milho, mandioca, trigo e entre outros. Mas o que seria o amido? é um polissacarídeo constituído de centenas ou milhares de unidades de glicose. De acordo com Antunes (2013), os polissacarídeos são polímeros que contém uma enorme quantidade de monômeros chegando até mesmo milhares, geralmente é constituído por glicose, em cadeias lineares ou ramificadas dependendo do tipo de polissacarídeo.  Na Tabela-1 a seguir mostra os tipos de polissacáridos e seus monossacarídeos constituintes:
Monossacarídeos
Polissacarídeo
Fonte
β - Glicose
β - Glicose
Celulose
Parece celular dos vegetais
α - Glicose
α - Glicose
Amido
Arroz, milho, trigo, batata.
α - Glicose
α - Glicose
Glicogênio
Células de fígado ou do tecido muscular.
Fonte: ANTUNES, 2013.
No amido as moléculas de monômeros estão unidas por ligações glicosídicas alfa, vista na Figura-2. (ANTUNES, 2013)

Figura 2- Composição do amido
Fonte: http://reocities.com/CapeCanaveral/launchpad/9071/amido1_4.gif

Diariamente, o amido é visto em nosso cotidiano, uma vez que é encontrado em cereais como o milho, trigo e aveia, nos bolos, pães, massas, biscoitos, legumes (batata mandioca, etc). Além disso, é um dos principais ingredientes de muitos produtos, pois é empregado para proporcionar consistência, textura e entre outros.
Verifica que todos os vegetais realizam o processo de fotossíntese. Neste processo visto na reação a seguir, o gás carbônico reage com água, na presença de luz, formando glicose e oxigênio. Parte dessa glicose é convertida em amido e armazenada. (ANTUNES, 2013)

CO2 + H2O      LUZ                C6H12O6+O2

Portanto, a produção de plástico biodegradável a partir do amido vegetal é uma alternativa aos plásticos de origem petrolífera, por apresentar características favoráveis no processo de degradação.

 

Referências:
ANTUNES,M.T. Ser protagonista: Química, 3° ano: ensino médio. 2. ed. São Paulo: Edições SM, 2013.
HENRIQUE, C. M; CEREDA, M. P; SARMENTO, S. B. S. Características físicas de filmes biodegradáveis produzidos a partir de amidos modificados de mandioca. Ciência e Tecnologia de Alimentos, Campinas, v. 28, p. 231-240, mar. 2008.

SCHLLEMER, M, A. Preparação e caracterização de biofilmes à base de manipueira para imobilização de caulinita intercalada com ureia. 2013.103f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia em Processos Químicos e Bioquímicos)- Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Paraná, 2013.

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário