segunda-feira, 20 de maio de 2019

TRILHA DA QUÍMICA

BOLSISTA: Valdnei Cezar e Valdirene Duarte Silva

Olá galera!

Voltamos com mais um jogo pra vocês! O método lúdico pedagógico tem sido cada vez mais utilizado nas aulas de químicas, com proposito de fortalecer o contato entre o grupo, desenvolvendo tanto habilidades no contexto social, quanto no aprendizado.
Segundo Kishimoto (1994), o jogo é considerado como um tipo de atividade lúdica que possui duas funções: a lúdica e educativa, devem se apresentar em equilíbrio, se prevalecer a função lúdica não passara de um jogo, e se a função educativa predominar será apenas um material didático.
Utilizados como um modelo de recurso didático educativo os jogos podem ser utilizados em vários momentos na explanação de conteúdo, revisão e avaliação (CUNHA, 2004). O jogo faz que os alunos se esforcem, ativando o pensamento e a memória para responder as perguntas e consequentemente ganhar o jogo.

                                            Figura 1: Tabuleiro da Trilha de Química
                                  Fonte: MOURA, J, A (2011). https://editorarealize.com.br.

Confecção do Jogo

            Trilha da Química é formada por botões que devem ficar em poder de cada participante, um dado para indicará quantas casas os botões devem andar, e Trilha possui vários obstáculos, pelos quais os participantes devem atravessar. Serão confeccionadas cartas, nas quais terão pergunta e respostas e cartas desafios, que serão feitas aos participantes nas determinadas cores da trilha química. Pode ser utilizado os mais variados conteúdo de química.

Regras
Ao iniciar o jogo, cada participante deve jogar o dado e quem tirar o maior número, começa a brincadeira. Então, este participante deverá jogar o dado novamente e andar o número de casas indicado pelo dado. Os obstáculos pelos quais os alunos devem passar são perguntas referentes a conteúdos químicos discutidos nas aulas, e também algumas ordens para animar o jogo, como “volte 5 casas”, “ande 2 casas”, “mico”. O vencedor é quem ultrapassa os desafios primeiro e chega ao final.
Espero que tenham gostado! Aproveitem o jogo.

Referência:
CUNHA, M. B. Jogos de Química: Desenvolvendo habilidades e socializando o grupo. Eneq 028- 2004.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Pioneira, 1994.
MOURA, J.A.; SILVA,T.P.; SOUZA,C.A.B.;A utilização do jogo trilha da química como ferramenta lúdica,2011.


Nenhum comentário:

Postar um comentário