quarta-feira, 5 de junho de 2019

O EXTINTOR DE INCÊNDIO DA QUÍMICA

BOLSISTAS: GEAM CARLOS E MARCOS


E aí grande químico, pronto para reagir? Então agora é um momento para colocarmos fogo na arte de fazer experimentos químicos. Pensando nisso, que tal aprender a fazer um extintor de incêndio? Claro, que torcemos que não será necessário o uso, além da diversão.
                                                                             Figura 1: Extintor de incêndio

Disponível em: <https://www.dagad.com.br/shop/produto/extintor-de-incendio-co2-6kg/>. Acesso em: 29 mar. 2019.


            Você sabia que os extintores de incêndio são utilizados para apagar o fogo no estágio inicial do incêndio, ou seja, no momento em que o fogo está começando a queimar um certo objeto, logo não é ideal se aventurar com um extintor a um local ou objeto em combustão tenteando destruir as chamas do incêndio, em caso de incêndio procure um adulto ou responsável, ligue para a emergência de qualquer telefone no número 193 (SEITO, 2008). 
Atenção, para cada caso de começo de acidente existe um extintor em particular para se usar, desse modo, não podemos utilizar em uma determinada circunstância qualquer um, pois pode-se aumentar ao invés de destruir as chamas de uma combustão. Veja abaixo:

             Figura 2: Tipos de extintores para cada tipo de material com princípio de incêndio.
Disponível em: <http://www.extingueincendio.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Classes-de-fogo.png>. Acesso em: 29 mar. 2019.

Como podemos perceber acima, cada cor é referente a um tipo de ocasião de início de incêndio, verde é para materiais mais simples e fácies de entrar em combustão como papeis e madeiras, o vermelho é quando a combustão se dá por meio de líquido e gás inflamáveis, o azul é para equipamentos elétricos, amarelo para metais pirofóricos, como magnésio, selênio, antimônio, lítio, potássio, alumínio fragmentado, zinco, titânio, sódio, urânio e zircônio e por fim o preto é denominado para óleos vegetais e gordura em cozinha (BRENTANO, 2005).
O objetivo aqui além da construção de um extintor de incêndio, é a aprendizagem do conhecimento de segurança de uso de tal, além de conhecer conceitos de ácido-base, com uso de reagentes do dia-dia como bicarbonato de sódio e vinagre.
Anote aí todos os materiais e reagentes:
  1.          Bicarbonato de Sódio (NaHCO3);
  2.      Ácido Acético (Vinagre Comercial);
  3.       Cola para plástico;
  4.       1 (uma) garrafa Pete de 600 mL;
  5.       1 (um) conta-gotas;
  6.      1 (um) tubo de ensaio de 50 ML.

Para preparar esse importante experimento primeiro com a ajuda de uma faca de serra faça um furo na tampa da garra pete com a espessura do conta-gotas, depois adicione o conta-gotas na abertura sem a parte da borracha de puxar/expulsar o líquido, em seguida cole-o para firmar bem.
Abra a Garrafa em cima de forma que ela possa ser colada novamente, dentro da garrafa cole o tubo de ensaio exatamente no meio da garrafa, onde a abertura do tudo esteja virada para cima. Dentro do tubo de ensaio adicione 50 Ml de bicarbonato de sódio e dentro da garrafa pete adicione 500 mL de vinagre, cuidado para que não caia dentro do tubo de ensaio.  Tampe com cuidado a garrafa com a ajuda da cola e deixe secar.
Após secar, tampe o furo do conta-gotas com o dedo e agite bem a garrafa, depois solte e atire-o para frente, onde deseja atirar o liquido espumoso.
Vamos entender o experimento, os conceitos de reações ácido-base estão presentes em nosso dia-dia. Onde por exemplo, quando comemos algo muito ácido nosso estomago fica com azia e má digestão, onde com a ajuda de uma base igualamos essa reação estomacal e deixa com uma sensação de alivio.
No nosso experimento, tínhamos dois reagentes, o vinagre que contém um ácido e o bicarbonato de sódio que contém uma base. Quando os dois se juntam formam uma espuma devido a reação, essa espuma é devido a liberação de dióxido de carbono (CO2) em forma de gás, esse gás aumenta a pressão do extintor. Existe uma equação química que fica mais fácil de visualizar essa reação, que é um jato que produz acetato de sódio e ácido carbônico, o qual se decompõe em água e dióxido de carbono:

H3CCOOH (aq) + NaHCO3 (s) à H3CCOO-Na+ (s) + CO2 (g) + H2O (l).

É importante constar que não faça nenhum tipo de combustão em casa para tentar utilizar o extintor, vamos prezar sempre a segurança em primeiro lugar. Assim, esse experimento é para entendermos quão a química está ligada a todos os meios de nosso dia-dia, que uma simples reação pode explicar conceitos importantes como a segurança de prevenção de incêndio.

REFERÊNCIAS

BRENTANO, Telmo. A proteção contra incêndios no projeto de edificações. T Edições, Porto Alegre, 2007.

SEITO, Alexandre Itiu et al. A segurança contra incêndio no Brasil. São Paulo: Projeto Editora, p. 496, 2008.


Nenhum comentário:

Postar um comentário