quarta-feira, 5 de junho de 2019

TRINCA COVALENTE

BOLSISTAS: Valdnei Cezar e Valdirene Duarte


Olá meus caros amigos!              
                                                
Hoje estamos de volta com mais um jogo para vocês, que tem como proposta trabalharmos o conteúdo de ligações químicas, um conteúdo que é de suma importância na Química, pois todos nós precisamos compreender o que são as ligações químicas, e nesse jogo de hoje iremos trabalhar em especial as ligações covalentes.
A trinca covalente foi criada e elaborada pensando de acordo com o jogo muito conhecido que é o baralho tradicional, possibilita através das imagens das ligações, a compreensão do conteúdo das ligações de forma bem mais dinâmica (QUEIROS, V. B; BRANDAO, L.A.E).

                                                Figura 1: Trinca covalente.

                                      Fonte: http://www.abq.org.br/simpequi

Foram confeccionadas para o jogo 48 cartas, com 16 moléculas diferentes representadas nas cartas, sendo elas simbolizadas na formula estrutural, eletrônica e molecular.
Os participantes serão divididos em grupos de quatro a seis alunos, cada aluno ficara com seis cartas e aquelas que sobrarem será o monte.
Segundo USBERCO E SALVADOR (2010), as ligações covalente ou molecular, ocorrem quando os átomos tendem a receber elétrons. Os átomos se ligam pelo compartilhamento de pares eletrônicos da camada de valência, os pares eletrônicos podem ser constituídos por 1 elétron, ou por 2 elétrons de um mesmo átomo, e são compartilhados simultaneamente pelos dois átomos envolvidos na ligação. A representação do número e tipos de átomos que formam uma molécula é feita por uma formula química. Existem três tipos de formulas: a molecular, a eletrônica e a estrutural.


                                                    Figura 2: Fórmulas Químicas 
           Fonte: https://www.alfaconnection.pro.br.


Assim, USBERCO E SALVADOR (2010) definiu essas três formulas como: 
Molecular: é a representação mais simples e indica apenas quantos átomos de cada elemento formam a molécula.
Eletrônica: conhecida também como formula de Lewis, esse tipo de formula mostra, além dos elementos e do número de átomos envolvidos, os elétrons da camada de valência de cada átomo e a formação dos pares eletrônicos.
Estrutural plana: conhecida como formula estrutural de Couper, ela mostra ligações entre os elementos, sendo cada par de elétrons entre dois átomos representado por um traço.
Espero que tenham gostado! Façam dos jogos um apoio para o seu aprendizado, até a próxima.


Referência
QUEIROS, V. B(UFC); BRANDAO, L.A.E. jogos químicos para o ensino de ligações químicas: memoria iônica e trinca covalente. Disponível em: <:http://www.abq.org/semipequi/2011/trabalhos>Acesso em 20 maio 2019.

USBERCO, J; SALVADOR, E. Química Vol. Único Editora Saraiva. São Paulo 2010 Parte 1 pag.115-116. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário