sábado, 22 de junho de 2019

POR QUE O LEITE DERRAMA AO FERVER?

BOLSISTAS: Leidiane e Pâmella


Olá Pessoal!


Hoje trouxemos uma curiosidade bem simples e interessante para vocês. Todos nós sabemos que cada tipo de produtos responde de uma maneira especifica as alterações do ambiente, da temperatura, da pressão e de vários outros fatores.
Visto isso, você já parou pra pensar o porquê o leite derrama ao ferver? Afinal, o resultado não e nada agradável, o fogão acaba ficando todo sujo!  Mas, por que a água quando ferve não derrama?

                                    Imagem 01: Leite derramando ao ferver 

Bem, quando aquecemos certo volume de agua, rapidamente observamos a liberação de bolhas no interior e na superfície do líquido (a pressão de vapor do líquido se iguala à pressão atmosférica) e, como não existe nenhum impedimento pelo caminho, às moléculas passam do estado líquido para o estado gasoso. Então as bolhas de vapor estouram.

O leite é constituído de muitas substancias, tais como lactose, açucares, sais, gorduras e, principalmente – água cada uma com seus pontos de mudança de estado. A água é a substancia mais abundante do leite e seu ponto de ebulição é mais baixo que os outros constituintes do leite.
Muitos dos constituintes são sintetizados nas células secretoras e alguns são agregados ao leite diretamente a partir do sangue e do epitélio glandular. Estima-se que o leite possua em torno de cem mil constituintes distintos, embora a maioria deles não tenha ainda sido identificada. A composição aproximada do leite de vaca é apresentada na Tabela 1.

Tabela 1: Composição do leite de vaca.
Constituintes
Teor g/kg
água
873
Lactose
46
Gordura  
39
Proteínas
32,5
Substancias minerais
6,5
Ácidos orgânicos
1,8
Outros
1,4
Fonte: 
Química Nova na Escola, Leite n.º 6, Novembro 1997


Quando levamos o leite no fogo, sua temperatura vai subindo aos poucos. Quando a temperatura do leite chega próxima dos 100º C, a água se transforma em vapor. Isso acontece principalmente no fundo da panela, pois é ali que o calor chega primeiro. O vapor forma bolhas que sobem até a superfície por causa da diferença de densidade entre ele e o líquido. Quando essas bolhas de vapor d’água chegam à superfície do leite, não conseguem romper a camada superficial do líquido, pois aí se acumulam gorduras e proteínas que dão muita resistência à película superficial do leite. Consequentemente, as bolhas inteiras, sem arrebentar, empurram para cima a camada superficial do líquido, formando espuma, que derrama.
Quando desligamos o fogo ou retiramos o recipiente da chama, o processo cessa imediatamente, já que as proteínas voltam a se dissolver e o processo de ebulição da água também é reduzido.

Como podemos evitar o derramamento do leite?
É muito simples evitar o derramamento de leite, o que precisam fazer é oferecer um caminho para o vapor escapar. Para isto, podemos colocar uma colher no recipiente para que o vapor de água possa escapar ao longo da alça da colher, onde evita que o leite venha derramar.


Referências Bibliográficas 
  • Química Nova Escola. Experiências Lácteas. n.º 06, Novembro, 1997


Nenhum comentário:

Postar um comentário