sábado, 22 de junho de 2019

ACIDEZ E BASICIDADE

BOLSISTA: Neir Monteiro


E aí galera, o que acharam da última prova do ENEM? Que tal analisarmos uma das questões da prova do ENEM/2018? Escolhemos uma questão de Ciências da Natureza e suas Tecnologias muito interessante, no qual aborda uma análise de acidez e basicidade das soluções com indicador ácido/base natural, cuja a matéria prima pode ser encontrada em qualquer verduraria de sua cidade, que é o repolho roxo. Legal isso não é? É uma análise simples que você mesmo pode fazer em sua casa sem riscos para a sua saúde e ainda mais, você pode impressionar os seus pais com os seus conhecimentos da disciplina de química e ainda tirar onda dizendo que já é quase um cientista.
Tomamos por base a questão de número 100 da prova do caderno rosa, mas antes de analisarmos a questão, vamos ver alguns conceitos básicos sobre acidez e basicidade das soluções e o comportamento dos indicadores na presença das mesmas.
Temos que soluções ácidas e básicas estão presentes no quotidiano de todos nós. Exemplo muito próximo de ácido é o ácido clorídrico (HCl) presente em nosso estômago que participa da digestão dos alimentos, as frutas azedas como o limão, vinagre, etc. Já as bases podem ser exemplificadas por frutas verdes que possuem o sabor adstringente, como a banana e o caqui verde. Através desses exemplos bastantes presentes no dia-a-dia é possível explicar cientificamente o que são as substâncias ácidas e básicas assim como o pH.
A acidez e basicidade de uma solução pode ser determinada a partir de dois parâmetros:
  • concentração de íons H+  ou H3O+ presentes na solução;
  • concentração de íons OH- presentes na solução;

          Os íons H+ ou H3O+ caracterizam o meio ácido, enquanto os íons OH- caracterizam o meio básico. Quanto maior a concentração de íons H+ mais ácida é a solução e quanto maior a concentração de íons OH-, mais básica é a solução.
       É comum representarmos as concentrações de H+ e OH- entre colchetes [  ]. Por exemplo:
 [H+]: Concentração de H+
 [OH-]: Concentração de OH-
         Assim, entendemos que quanto maior a concentração de íons H+, maior a acidez; e quanto maior a concentração de íons OH-, maior a basicidade, é preciso aprender quais valores de concentrações indicam acidez e basicidade. 


      Assim, de acordo com a tabela acima, temos que, em termos de valores de concentração, se a concentração de íons H+ (ou H3O+) estiver entre 100 e 10-6,9 o meio é ácido, se estiver igual a 10-7 o meio é neutro, se estiver entre 10-8 a 10-14 o meio é básico.
Em relação a concentração dos íons OH-, se a concentração dos íons OH- estiver acima de 10-7, o meio é básico, se estiver igual a 10-7 o meio é neutro, se estiver menor que 10-7 o meio é ácido.


Já um indicador ácido-base é uma substância que muda de cor quando colocada em contato com um ácido ou uma base. Geralmente, os indicadores usados em laboratório são artificiais, tais como a fenolftaleína, o azul-de-bromotimol e o alaranjado-de-metila.
Mas, na natureza, também existem muitas substâncias que podem ser extraídas de espécies vegetais e que funcionam como indicadores ácido-base. Geralmente, essas substâncias estão presentes em frutas, verduras, folhas e flores bem coloridas. Alguns exemplos são o repolho roxo, a beterraba, jabuticaba, uva, amoras, folhas vermelhas, entre outras.



O suco de repolho roxo funciona como indicador de pH porque é rico em antocianinas. As antocianinas naturalmente sofrem mudanças de cor de acordo com o pH do meio: ficam vermelhas em meio ácido, roxas em meio neutro e esverdeadas em meio básico. Quando em meio extremamente básico, as moléculas de antocianina são destruídas e o resultado é a cor amarela.
Antocianinas podem ser encontradas em outros alimentos, como a amora, o açaí e a uva. Extratos destas frutas também funcionam como indicadores de pH. O suco de repolho é recomendado para aulas práticas pela praticidade no preparo e por ser mais barato.
As antocianinas se comportam da seguinte maneira em soluções ácidas, básicas e neutras.




À medida que se tem diferentes proporções dessas estruturas (cátion, base e ânion cianina), se tem diferentes colorações.




O suco de repolho-roxo pode ser utilizado como indicador ácido-base em diferentes soluções. Para isso, basta misturar um pouco desse suco à solução desejada e comparar a coloração final com a escala indicadora de pH.

Análise da questão de número 100 da prova rosa.

O suco de repolho-roxo pode ser utilizado como indicador ácido-base em diferentes soluções. Para isso, basta misturar um pouco desse suco à solução desejada e comparar a coloração final com a escala indicadora de pH, com valores de 1 a 14, mostrada a seguir.


Utilizando-se o indicador ácido-base e a escala para determinar o pH da saliva humana e do suco gástrico, têm-se, respectivamente, as cores
a) vermelha e vermelha.
b) vermelha e azul.
c) rosa e roxa.
d) roxa e amarela.
e) roxa e vermelha.

Correção.

A escala de pH é uma escala que varia 1 até 14, nessa escala mostra, que, do 1 até o 7 temos um pH ácido, se o pH é igual a 7 é neutro e acima de 7 até 14 é básico.
No caso de uma saliva saudável, deve apresentar um pH entre 6,8 e 7,2 e o pH varia entre 1,5 e 2, mas em indivíduos com gastrite ele fica ainda mais ácido. Diante disso, a resposta correta é a alternativa (e).
Abaixo está uma tabela que mostra o valor do pH de alguns alimentos, bebidas e materiais de limpeza que utilizamos no dia a dia.









                                                                                                     Valeu galera! Até a próxima.


Referências Bibliográficas 


Nenhum comentário:

Postar um comentário