quarta-feira, 12 de junho de 2019

QUÍMICA DA LARANJA


Bolsistas: Adryele da S. Ferreira e
Natacha Karoline          


        Olá, galerinha, tudo bem com vocês? Quem não gosta de um bom suco de laranja, como o que as nossas mães fazem depois daquele almoço, hein? Hoje falaremos dessa fruta deliciosa e que todos gostam, mas, antes, vamos saber um pouco da sua história.
       A laranja tem origem na Ásia, um fruto selvagem e amargo cultivado na China. No entanto, suas raízes também foram encontradas em Assam, Índia, e Mianmar (antiga Birmânia), em 2500 a.C. As laranjas foram sofrendo alterações até a produção de laranjas doces. No Brasil, foram os portugueses que plantaram os primeiros pés de laranjas, em torno de 1516.
        Segundo NITZKE, Júlio Alberto (2003), o Brasil é um dos países que mais consomem suco de laranja no mundo e, também, o pioneiro nas exportações: cerca de 80% do mercado de suco de laranja é proveniente do nosso país.

          Podemos encontrar mais de 100 tipos de variedades de laranja, porém, essas variedades apresentam praticamente as mesmas propriedades: ácidas, suculentas e ricas em vitamina C como, por exemplo, a laranja-baía, laranja-pera, laranja-lima, laranja-da-terra e muitas outras.
             A laranja, além de ser uma fruta doce, é muito rica em vitaminas, como a vitamina C (Figura 1), em sais, como potássio, cálcio, magnésio, fósforo, ferro e ácido fólico e, também, contém fibras, deixando-a ainda mais nutritiva.



Figura 1 Estrutura da vitamina C presente na laranja.


          O nome químico da vitamina C é ácido L-ascórbico, ou simplesmente ácido ascórbico. Esse nome está relacionado aos papéis químicos e biológicos desse composto. O aspecto químico está em que ele é ácido, pois contém em sua estrutura um grupo hidroxi-fenólico. O grupo fenólico ligado ao terceiro carbono da cadeia sofre ionização em solução aquosa, como mostrado abaixo, liberando o íon hidrônio (HO+), que é característico do comportamento ácido (Figura 2) (FORGAÇA.2018)

                              Figura 2: O  grupo   fenólico   ligado  ao    terceiro carbono  da  cadeia                                             sofre ionização em solução aquosa, como mostrado abaixo, liberando                                           o íon hidrônio (H3¬O+), que é característico do comportamento ácido. 


          Mas, você sabe qual é o maior benefício dessa fruta? Não? Então vamos lá: o seu maior benefício e, principal, são suas propriedades antioxidantes, mas, podemos citar também que ela contém anti-inflamatórias, antitumorais e inibem a formação de coágulos no sangue. Segundo CARDOSO (2015), a partir da laranja há a extração de óleos essenciais de suas folhas e flores que são usados para a fabricação de perfumes e utilizados na medicina natural.
          Além dos benefícios apresentados por essa fruta, também podemos falar sobre a estrutura química. Hoje, falaremos sobre as funções orgânicas oxigenadas encontradas na estrutura da vitamina C.
          Segundo Santos (2016) as funções orgânicas oxigenadas são as que, em sua composição, encontramos o oxigênio. Dentro da vitamina C que encontramos na laranja podemos citar três grupos diferentes de funções oxigenadas, sendo eles: Álcoois, Enol e Éster.
          Para Santos (2016) álcoois são substâncias que em sua molécula possuem um ou mais grupos hidroxilas(-OH) ligados a um carbono saturado em cadeias carbônicas. Os Enóis também possuem as mesmas características, porém, a hidroxila precisa estar ligada a carbonos insaturados e os Ésteres são substâncias orgânicas derivadas de ácidos carboxílicos com fórmula geral RCOOR.
          Agora que sabemos de todos esses benefícios que a laranja nos proporciona e a sua parte química, podemos consumi-la de forma consciente. É isso, galerinha, até a próxima.


REFERÊNCIAS:
Blog. LARANJA ONLINE. Origem da laranja. Disponível em: <https://www.laranjasonline.com/2016/03/conheca-mais-sobre-laranja-origem-caracteristicas-e-descober/ta/>. Acesso em: 20 out. 2018.
CARDOSO, E, S. Vitaminas e variedades da laranja. Disponível em: < https://www.infoescola.com/frutas/laranja/.  >. Acesso em: 20 out. 2018.
FOGAÇA, J, R, V. "Composição e aplicações da Vitamina C"; Brasil Escola.
Disponível em: < https://brasilescola.uol.com.br/quimica/composicao-aplicacoes-vitamina-c.htm >. Acesso em 05 de novembro de 2018.
NITZKE, A, J. História da laranja. Disponível em: < http://www.ufrgs.br/afeira/materias-primas/frutas/laranja/historia-da-laranja >. Acesso em: 20 out. 2018.
SANTOS, W, L, P. Química cidadã: Ensino médio volume 3. 3.ed.São Paulo: Editora AJS, 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário