terça-feira, 31 de maio de 2011

Mês de junho e mês de FESTA!!!

                                                         Bolsista: Nara Alinne Nobre da Silva
 
                Hummm... Pessoal o mês de junho está chegando. Vocês se lembram o que comemoramos neste mês?
             Vou dar uma dica: é uma festa que se inicia as vésperas do dia de Santo Antônio e encerra no dia de São Pedro. Contudo o ápice da festa ocorre entre os dias 23 e 24, o dia de São João. Aposto que já adivinharam. É isso aí, é a festa junina.
       Esta festa é caracterizada por danças, bandeirinhas, bingos, e não podemos esquecer-nos das comidas.
          No Brasil a festa junina é típica da região nordeste. Esta região atrai milhares de pessoas das mais variadas localidades. O lugar onde ocorre a festa é denominado de arraial, um espaço que pode ser cercado ou ao ar livre, onde há barracas, ou num galpão adaptado para a festa.
           A pamonha e a canjica se destacam nas vendas. O mês de junho é propicio para a colheita de milho, aumentando então a produção desses alimentos.
           Nos já sabemos que o milho possui um ótimo sabor, mas o que mais conhecemos sobre este alimento? Deixo aqui algumas informações.
         O milho é conhecido pela sua riqueza em lipídios. Lipídios são fontes concentradas de energia. Apresentam o dobro de calorias quando comparados aos carboidratos ou as proteínas (para mais informações sobre carboidratos veja o post da semana passada). São moléculas orgânicas compostas principalmente por carbono, hidrogênio e oxigênio, possuem baixa solubilidade em água, mas possuem alta solubilidade em compostos orgânicos
           Uma classificação bem simples dos lipídios é a que divide em: lipídios simples e lipídios complexos.
           Os lipídios simples são ésteres de ácidos graxos com os mais variados alcoóis. Os ésteres possuem a seguinte estruturaonde R e R’ são cadeias carbônicas. Em geral é uma cadeia normal, simples, saturada ou insaturada, e que contém um numero par de átomos de carbono.
         Os lipídios complexos em geral não são ésteres, mas moléculas grandes, frequentemente cíclicas (sobre moléculas cíclicas veja o post da semana passada), contendo átomos de nitrogênio e fósforo. São compostos de grande importância biológica, pois constituem os hormônios, componentes das células nervosas e cerebrais etc.
      Veja abaixo os constituintes do milho e as respectivas quantidades de lipídios e carboidratos:
 Fração             % em grão       Lipídios     Carboidratos
Endosperma         82                      15,4                   28,9    
Gérmem                11                       82,6                  69,3
Pericarpo               5                        1,3                     1,2
Ponta                      2                        0,8                     0,8
           Através dos dados acima podemos perceber que o constituinte mais rico em lipídios é o gérmem, isto na forma de óleo e vitamina E, este também possui uma grande quantidade de carboidratos e proteínas. 
           Outros alimentos ricos em lipídios são: margarinas, aveia, soja, cevada, trigo integral, chocolate, castanha do pará, abacate entre outros.
          Amigos do blog Pibid e o Ensino de Química espero que tenham gostado do post. Agora que vocês já sabem da função energética do milho aproveitem... Até semana que vem.
 E que tenhamos boas festas!!!
Dúvidas ou sugestões deixe um comentário ou envie para quipibid@hotmail.com

Fontes:
Livros: Alimentação saudável e sustentável. Elaine Said Dutra;
Química: Química Orgânica, volume 3. Ricardo Feltre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário