segunda-feira, 30 de maio de 2011

                                                  Bolsista: Eliana Carvalho

Olá amigos do PIBID.


                               Por que usamos xampus?
Os xampus têm a função de remover a gordura do cabelo. A maior parte da sujeira do cabelo adere na camada do sebo. Se o sebo puder ser removido, as partículas sólidas de sujeiras também o serão. A água fria por si só, não consegue dissolver gotículas de sebo; na presença da micela do detergente sintético, a parte central apolar captura as gotículas de óleo, formando uma emulsão, as, mesmas são solúveis no centro apolar. A parte polar da micela se liga à água, substância polar. A estrutura do detergente pode ser visualizada no desenho abaixo.

          Os xampus contêm em suas formulações um ou mais tipos de detergentes sintéticos (além de outras substâncias, tais como perfumes, conservantes, espessantes, etc). Como os sabões comuns, os detergentes contêm uma parte orgânica contendo um grupo com carga na extremidade da cadeia que pode ser:

      Tipo de cargas                                   Denominação
      Positivas                                                catiônicos
      Negativas                                              aniônicos
      Positiva e Negativas                            anfóteros

   Representação estrutural e esquemática de detergentes sintéticos aniônicos e anfóteros:
  CH3(CH2)11N(CH3)3+ Cl-                                Aniônicos
                            
  CH3(CH2)11N(CH3)2+CH2COO-                  Anfóteros


          Os detergentes sintéticos e os sabões envolvem em sua fabricação uma base forte como hidróxido de sódio (NaOH) ou de potássio ( KOH)), e isso faz com que suas formulações apresentem um pH acima de 7(alcalino), no entanto o pH do cabelo está entre  4 e 5...
        Assim, determinados tipos de xampus podem produzir no cabelo mudanças que promoverão alterações na estrutura capilar. Tem se procurado compensar os efeitos negativos dos detergentes criando uma enorme variedade de xampus que, além de limpar, também embelezam os cabelos.


http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://adrianeboneck.com.br/wp-content/uploads/2009/02/cavalos_de_cabelos.jpg&imgrefurl=http://adrianeboneck.com.br/detonei-com-meus-cabelos-e-agora/&h=326
QUÍMICA NOVA NA ESCOLA Xampus N° 2, NOVEMBRO 1995


Nenhum comentário:

Postar um comentário