segunda-feira, 25 de julho de 2011

Agrótoxicos e alimentos

                                            Voluntária: Nara Alinne Nobre da Silva

Pessoal vocês sabiam que o Brasil é um dos maiores consumidores de agrotóxicos do mundo? É isso mesmo, uma pesquisa realizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento confirma que só em 2009 foram utilizados cerca de 800 mil toneladas de produtos químicos nas lavouras. Isto é preocupante, visto que os agrotóxicos são prejudiciais para os seres vivos.
Só para relembrarmos os agrotóxicos são “produtos de natureza biológica, física ou química, usados para combater pragas e doenças que prejudicam a agricultura”.
Atualmente os níveis de agrotóxicos são determinados através de coletas realizadas pelo PARA um programa de análise de resíduos de agrotóxicos em alimentos que objetiva manter a segurança do consumidor e a saúde do trabalhador rural. Este programa é coordenado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
Uma pesquisa realizada pelo PARA em 2008 verificou que, o alimento que apresentava maior índice de irregularidades para resíduos agrotóxicos era o pimentão. Tal pesquisa verificou também que, o tomate era o alimento que apresentava maior redução no índice de irregularidades. Em 2007 44,72% das amostras analisadas apresentavam irregularidades já em 2008 esse numero caiu para 18,27%.
Em 2003 foi realizada uma pesquisa por Latorraca et al objetivando determinar os principais agrotóxicos utilizados na produção de tomate nas cidades de Goiânia e Goianápolis. Veja o resultado na tabela abaixo:
                               
Podemos perceber que um dos agrotóxicos mais vendidos é os do grupo químico organofosforado, mais o que são esses agrotóxicos organofosforado?
São compostos orgânicos derivados do ácido fosfórico e seus correspondentes (tiofósforico, ditiofosfórico  fosfônico). São encontrados na forma de pó, grânulos, líquido ou aerossóis. É um dos inseticidas mais usados no mundo e um dos que causa mais intoxicação e morte. Um exemplo desse tipo de agrotóxico é o TEPP, conhecido também como Bladan, cujo nome químico é tetraetilpirofosfato. Veja a estrutura:
                                
O produto é um líquido escuro, higroscópico, miscível em água e também e alguns solventes orgânicos. Possui uma facilidade de sofrer hidrolise em soluções aquosas, principalmente em meio básico, ou seja, que tenha um pH entre 8 e 14. Hidrólise é uma reação química na qual ocorre quebra da molécula pela ação da água.
Quando uma molécula de TEPP sofre hidrólise ocorre a formação do ácido dietilfosfórico, como lustrado na reação abaixo:
 

Fontes:







Nenhum comentário:

Postar um comentário