quarta-feira, 10 de agosto de 2011

O CHULÉ


Bolsista: Gisléia Chaves
                Olá pessoal do Quipibid! Dando seqüência à nossa coluna de Química no Dia a Dia (a partir de hoje repaginada), gostaria de compartilhar com vocês uma reportagem sobre o aspecto químico que envolve o chulé.
 
Vamos falar da Química do chulé?
            O chulé é um odor emitido por bactérias que se alojam nos nossos pés. Após essas bactérias ingerirem pedaços de pele morta e do suor acumulados no pé, as bactérias eliminam compostos químicos como ácido isovalérico e etanotiol, que causam o fedor característico. 
ácido valérico






etanotiol
 
O odor de queijo do chulé não é mera coincidência: bactérias que atacam alguns tipos de queijos também liberam o gás metanotiol.
            "O ambiente quente, úmido e escuro que envolve os pés de quem usa calçado fechado é ideal para a ação e proliferação de microorganismos nocivos, como fungos e bactérias. E isso vale para a maioria das doenças que se manifestam nos pés", diz a podóloga Lilia Cordeiro, da Associação Brasileira de Podólogos. Calçados limpos e andar com os pés ventilados. Além de evitar o chulé esses cuidados podem evitar outras enfermidades nojentas.

Fontes:
http://www.agracadaquimica.com.br/index.php?acao=quimica/ms2&i=9&id=390

Nenhum comentário:

Postar um comentário