Bolsista:Gisléia Chaves
Oi amigos do Quipibid! Estou de volta com uma matéria muito legal sobre a famosa bola de futebol.Fiquem atentos para vocês entenderem sua composição química e também sua evolução.
A bola de futebol está presente na vida de milhares de pessoas e é a parceira número 1 de craques como Pelé,Maradona,Zico,Ronaldo,Kaká,etc...
Mas o que será que torna esse objeto esportivo tão resistente, capaz de receber inúmeros pontapés e se manter rolando pelo campo com tanta beleza e precisão?
A procura pela resistência do símbolo do futebol iniciou-se no século passado.No decorrer do tempo foram sendo testados vários tipos de materiais para sua fabricação, com o objetivo de que a bola não sofresse alteração de peso,medida e formato durante a partida.
A primeira bola a rolar nos campos de futebol brasileiro foi no ano de 1884, trazida da Inglaterra por Charles Miller.Nesta época a matéria prima da bola era de origem animal, elas eram feitas de couro curtido (o famoso capotão) e a câmara de ar era uma bexiga de boi.
A bexiga de boi deu lugar à câmara de ar de borracha em 1958,quando o Brasil foi campeão na primeira copa do mundo.Mas acontecia um grande problema nos dias chuvosos, porque os campos ficavam cheios de lamas e as bolas que eram feitas de couro se encharcavam e ficavam pesando o dobro do normal.
Somente em 1994, as bolas começaram a ficar mais leves.Sabem por que?Por causa da presença de polímeros.
O poliuretano que é durável e leve, foi usado como revestimento e nas camadas internas se empregou o poliestireno, as câmaras eram de látex.Nesse mesmo ano, o Brasil chegou ao tetracampeonato da Copa Mundial chutando esta bola.
Mais polímeros fizeram parte da confecção da bola na copa do ano de 2002:sob o revestimento de poliuretano se empregou dez camadas de poliestireno e foi usada na câmara a borracha butílica.Para costurar a bola,foi utilizado um outro polímero chamado kevlar.
Mas foi em 2004 que a tecnologia chegou para inovar.Os gomos da bola usada nas Olimpíadas de Atenas eram unidos por ligação térmica em vez de costuras.
Cada dia que passa a tecnologia está ficando mais avançada, fornecendo aos jogadores de futebol bolas mais bonitas e resistentes, graças ao avanço da química.
Até a próxima!!!!
Fontes: http://www.brasilescola.com/quimica/bola-futebol-capotao-ao-poliuretano.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário