quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

ÓCULOS 3D CASEIRO


Bolsista: Solange Batista de Sousa Anacleto Reis

 
MATERIAIS UTILIZADOS
  •          Cola
  •          Tesoura
  •          Papel sulfite (chamequinho)
  •          Impressora
  •          Acetatos vermelho e azul (encontrados em papelarias)
  •          Cartolina
PROCEDIMENTOS
  •          Imprima o molde a seguir, usando o chamequinho e a impressora. Aumente-o de tamanho, caso seja necessário.

  •          Recorte as peças do molde. Em seguida, cole as peças na cartolina e a recorte também, inclusive os espaços indicados para as lentes (vermelho e azul).O uso da cartolina é para dar uma maior sustentação ao óculos.
  •          Agora, recorte o acetato vermelho e o azul e cole nos locais indicados. Cuidando para que cada cor seja colocada em seu lugar correto, ou seja, acetato vermelho no olho esquerdo e o acetato azul no direito.
COMO ESSE FENÔMENO ACONTECE?

O olho humano, devido ao seu posicionamento, permite que sejam vistas uma mesma imagem em ângulos ligeiramente diferentes. Entendemos então que temos uma visão bidimensional.


 
Mas, hoje em dia ouve-se falar muito em visão 3D ou tridimensional. Na verdade, esse tipo de visão não existe. É apenas uma ilusão da nossa mente.
Vamos entender isso agora...
A tão falada imagem em 3D é apenas uma sobreposição de uma mesma imagem capturada em ângulos diferentes.
Observe as imagens a seguir:






 
Na primeira imagem foram tiradas fotos de ângulos diferentes. Na segunda foram aplicados filtros de cor azul e vermelha. Na última foi feita a sobreposição, o que nos possibilita perceber os níveis de altura, largura e profundidade.
Sendo assim para conseguir visualizar bem esse tipo de imagem faz-se necessário o uso de óculos especiais, que foi o que aprendemos a fazer hoje.

VAMOS FALAR UM POUQUINHO DA QUÍMICA DA VISÃO

Quando a luz atinge a retina dos olhos, são envolvidos muitos fenômenos da química orgânica e da fotoquímica, área de estudo da físico-química.
Em escala molecular ocorrem dois fenômenos particulares: a absorção da luz pelos polidienos conjugados (moléculas orgânicas com várias duplas ligações em série) e a interconversão de isômeros cis-trans.
A retina do olho contém dois tipos de células receptoras: bastonetes e cones.
Os bastonetes são células que são cegas às cores, já os cones possuem os pigmentos responsáveis pelas cores.
A transmissão das informações obtidas através da visão é feita através de um impulso nervoso enviado para o cérebro, e isso ocorre quando a luz atinge os bastonetes, já que essa luz é absorvida por um composto denominado rodopsina.
A natureza química e as mudanças conformacionais que ocorrem quando a rodopsina absorve luz foi resultado em grande parte pelas pesquisas de George Wald et. al., na Universidade de Harvard.

 
Por hoje é só pessoal... Estarei de volta na semana que vem. Até...

REFERÊNCIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário