terça-feira, 6 de dezembro de 2011

ÓLEO DE ARGAN

Bolsista:  Eliana

O óleo de Argan é um produto natural resultado da pressão das amêndoas extraídas e dos frutos secos de Argan, uma árvore disponível apenas no território da reserva de biosfera no sul de Marrocos. Uma área declarada nos últimos anos como patrimônio florestal mundial da humanidade.                         
A extração do óleo de Argan é conseguida através de um processo mecânico, sem qualquer utilização de produtos químicos ou agentes semelhantes. Na verdade, o óleo de Argan virgem é um produto orgânico, com benefícios comprovados. Para obter o pleno benefício do óleo de Argan sobre o corpo, é necessário que se seja o óleo de Argan, virgem, puro e 100% natural                          
Ele se tornou indispensável para as celebridades de Hollywood porque deixa o cabelo hidratado, macio e com um brilho inacreditável. Rico em ácidos graxos essenciais (como o linolênico) e em vitaminas A, D e E, tem ação reparadora e antioxidante, o que minimiza o desgaste dos fios devido a estresse, poluição, sol, vento, secador, chapinha e química. Ele pode ser usado em cremes para banhos de cremes, após secadores como finalizador de pontas de cabelos, no rosto como antienvelhecimento e também no corpo tendo ótima absorção sobre a pele.
Ácido graxo é um ácido carboxílico (COOH) de cadeia alifática. São considerados componentes orgânicos, ou em outras palavras, eles contêm carbono e hidrogênio em suas moléculas. Estes ácidos são produzidos quando as gorduras são quebradas. São altamente solúveis em água, e podem ser usados como energia pelas células. São classificados em monoinsaturados, poliinsaturados, ou saturados.
Os ácidos graxos são encontrados em óleos vegetais e gorduras animais, e são considerados “gorduras boas”, Acidos graxos essenciais para a alimentação humana são o ácido linolênico (ômega-3) que está presente em grande quantidade nos peixes (especialmente o salmão) e óleos de peixe; e o ácido linoléico (ômega-6), presente nos óleos vegetais (soja, milho, girassol e argan).

Ácidos graxos saturados

Estes ácidos são geralmente sólidos à temperatura ambiente. As gorduras contendo ácidos graxos saturados são chamadas de gorduras saturadas. Exemplos de alimentos ricos em gorduras saturadas incluem banha, bacon, toucinho, manteiga, leite integral, creme de leite, ovos, carne vermelha, chocolate e gorduras sólidas. 

Ácidos graxos monoinsaturados

Os ácidos graxos monoinsaturados são encontrados no abacate, nozes, azeite de oliva e nos óleos de canola e de amendoim.
 

Ácidos graxos poliinsaturados

Os ácidos graxos poliinsaturados podem ser encontrados em óleo de girassol, óleo de milho, óleo de soja,  óleos de peixe e também em oleaginosas como a amêndoa e a castanha que inclui o de argan.
Fontes:


Nenhum comentário:

Postar um comentário