sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Ósmio (Os)

Bolsista: Leonice Paraguai
Olha pessoal! Estou de volta novamente para falar um pouquinho de outro “Elemento Químico”. Hoje vou falar do elemento do Ósmio (Os), descoberto no início do século XIX pelo químico britânico Smithson Tennant, o ósmio passou a ser amplamente usado como filamento das primeiras lâmpadas elétricas incandescentes, antes do uso do tungstênio.
O ósmio, elemento químico de símbolo Os, pertence ao grupo VIII da tabela periódica. É um metal azul acinzentado, muito duro, e o mais denso de todos os elementos. Difícil de serem trabalhadas, mesmo a altas temperaturas, o ósmio é usado principalmente como endurecedor em ligas de metais platínicos, antes de ser substituído pelo rutênio. Na forma de ligas, emprega-se na fabricação de contatos elétricos e de pontas de canetas.
O tetróxido de ósmio (OsO4) é usado como agente oxidante em química orgânica, o seu óxido é usado como oxidante e catalisador em sínteses químicas, e como fixador biológico de corantes para a visualização microscópica de tecidos. É empregado em algumas ligas com a platina e irídio. Uma liga de ósmio-irídio é usado em implantes cirúrgicos.
Tennant descobriu o elemento junto como o irídio em resíduos de minério de platina não dissolvidos por água-régia. Tennant anunciou a descoberta em 1804 e criou o nome osmium (do grego osme, “cheiro”), em alusão ao odor penetrante e tóxico desprendido do OsO4, um sólido volátil.
O elemento oxida-se espontaneamente em contato com o ar. Os óxidos de ósmio vaporizam-se sem se fundirem, o que é uma característica excepcional entre ação aos elementos da família da platina. O ósmio não existe em estado puro na natureza, ocorrendo como uma mistura entre sete isótopos naturais e é encontrado no minério iridosima, em areias de rios nos montes Utais e na América do Norte e do Sul.

O ósmio natural é uma mistura de sete isótopos estáveis, havendo mais 12 isótopos artificiais. O ósmio tem 7 isótopos naturais, 5 dos quais são estáveis: Os-187, Os-188, Os-189, Os-190, e o mais abundante Os-192. Os isótopos Os-184 e Os-186 têm meia-vida absurdamente longa e, para finalidades práticas, podem ser considerados estáveis.



É mais fácil de obter o ósmio na forma de pó. É encontrado nas areias dos rios do Monte Urais, na Rússia e também no Canadá e Colômbia. Os compostos do ósmio são altamente tóxicos, podendo congestionar os pulmões e causar danos à pele e aos
olhos. O único composto importante do ósmio é o tetróxido de ósmio, (OsO4).
Por hoje é só pessoal! Até a próxima semana com mais informação sobre outro “Elemento Químico”, uma ótima semana para todos, os blogueiros de plantão.



Referência

Nenhum comentário:

Postar um comentário