segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

SHOW DE QUÍMICA

Bolsista: Ana Lucia Miranda


Caros leitores hoje vão saber um pouco sobre o que é o “show de química”.
O evento show de química teve início no ano de 1992 na Pontifícia Católica do Rio de Janeiro (PUC), onde o Prof. Honério Coutinho de Jesus onde era aluno de pós-graduação começou apresentações de algumas experiências químicas que tivessem efeitos visuais em salas de aulas e auditórios, em congressos e também em atividades nas universidades, e algumas escolas. Para serem realizadas tais experiências foi necessário muito tempo dedicado a pesquisas e investigação, já na adolescência gostava de química e a aprendia se divertindo.
            O prof. Honério no ano de 1996, especificamente no segundo semestre, apresentou seu trabalho em um projeto de extensão na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), sendo renovado até o ano de 2000.
Seu projeto apresentou grande interesse pela sociedade, lhe rendendo entrevistas em jornais e televisão, por motivos não revelados o projeto ficou paralisado por dois anos, o prof. Honério retomou suas atividades, mas como extensão do laboratório de química analítica da mesma universidade onde apresentou seu trabalho formalmente, conveniado com a Fundação Siciliano Abel de Almeida. Após varias apresentações houve um elevado interesse das escolas, na aprendizagem de química para os alunos do ensino fundamental e médio.
Para continuar com seus trabalhos o professor procura ultimamente patrocínios e parcerias com empresas, para financiar seus experimentos e assim tendo possibilidade de apresentar seus trabalhos com entradas gratuita em escolas publicas no estado do Espírito Santo.
Caso receba ajuda financeiras ele pretende resgatar e confeccionar, com fins de comercializar alguns kits de experimentos do show de química.
Este trabalho é muito interessante porque mostra que aprender química pode ser divertido, quem se interessar pelo show da química acesse entres sites:

Nenhum comentário:

Postar um comentário