quarta-feira, 13 de junho de 2012

E a historia das medidas, vamos conhecer?

                                                                                                
                      
Qual a sua altura? Quantos quilos você pesa?
Com certeza vocês já ouviram muito essas perguntas, mas de onde vêm as medidas que usamos para responder essas, e tantas outras perguntas que se referem ao uso de medidas. Tudo o que vamos fazer usa–se as unidades de medidas, seja para líquidos ou sólidos. Para saber mais vamos conhecer uma breve historia das unidades de medidas.


As necessidades de medir são muito antigas, vem desde a origem das civilizações. Por muito tempo cada país teve o seu próprio sistema de medidas, mas as medidas eram arbitrárias e imprecisas, baseadas no corpo humano (palmo, pé, polegada, braço, côvado). Mas como as medidas variavam de região para região, criou vários problemas no comercio, por que as medidas não tinham correspondência entre si. Surgiu a necessidade de converter as unidades de medidas de forma que em todos os lugares tivessem o mesmo valor.

             Em 1789, o governo Francês, pediu à Academia de Ciência da França que criasse um sistema de medidas baseado numa constante natural, e foi criado o Sistema Métrico Decimal, constituído no inicio de três unidades básicas: o metro, litro e o quilograma. A partir de 1960, esse sistema foi substituído pelo Sistema Internacional de Unidades (SI) mais complexo e sofisticado.


O Sistema Internacional de Unidades - SI, foi sancionado pela Conferência Geral de Pesos e Medidas, que foi ampliado de modo a abranger os diversos tipos de grandezas físicas, estendendo-se completamente a tudo que diz respeito à ciência da medição. O Brasil adotou o Sistema Internacional de Unidades, em 1962, a resolução nº 12 de 1988 do Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial - CONMETRO aprovou a adoção do SI em todo o território nacional como sendo obrigatório o seu uso.
Dentro do Sistema Métrico Decimal, a unidade usada para medir a grandeza comprimento foi chamada de metro. A palavra metro vem do grego métron, que significa “que mede”. A primeira definição do metro é a seguinte: metro é a décima milionésima parte da distância do Polo Norte ao Equador. Atualmente o metro é definido de maneira muito técnica, é o comprimento da trajetória percorrida no vácuo pela Luz durante um tempo de1/299792458 de segundos. Outra unidade de medir é o litro, usado pra medir a grandeza volume, que equivale a um decímetro cúbico, o SI recomenda a utilização da nova unidade definida como metro cúbico.
O Sistema Internacional de Unidades-SI estabelece grandezas fundamentais:
Grandeza
Nome
Símbolo
Comprimento
metro
m
Massa
quilograma
kg
Tempo
segundo
s
Intensidade de corrente elétrica
ampère
A
Temperatura termodinâmica
kelvin
K
Quantidade de substância
mol
mol
Intensidade luminosa
candela
cd

Unidades SI derivadas de unidades básicas e suplementares
Grandezas
Nome
Símbolo
Superfície
metro quadrado
m2
Volume
metro cúbico
m3
Velocidade
metro por segundo
m/s
Aceleração
metro por segundo ao quadrado
m/s2
Número de ondas
metro a potência menos um
m-1
Massa por volume
Quilograma por metro cúbico
kg/m3
Velocidade angular
radiano por segundo
rad/s
Aceleração angular
radiano por segundo ao quadrado
rad/s2

Referencias:
                                                                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário