sexta-feira, 29 de junho de 2012

O LÍQUIDO QUE NÃO MOLHA


Bolsista: Gisléia Chaves
            Olá pessoal do Quipibid! Vocês devem estar achando estranho esse título, não é mesmo? Pois bem, através das informações da matéria de hoje nós iremos conhecer esse líquido misterioso.
                  

            Será que existe mesmo um líquido que não molha? Existe sim, porém, depende da composição química do líquido e da superfície onde ele é colocado.
             O líquido que estamos nos referindo é o mercúrio. Ele é um elemento químico de número atômico: 80 e massa atômica: 200.5. Pertence ao grupo 12 da tabela periódica e faz parte da classe dos metais de transição. É um líquido prateado, não é um bom condutor de calor, é insolúvel em água e solúvel em ácido nítrico. Com o aumento da temperatura, o mercúrio se transforma em vapores tóxicos e corrosivos mais densos que o ar. É um produto perigoso quando inalado, ingerido ou em contato com a pele.
            O mercúrio é um metal líquido a temperatura ambiente, porque seu ponto de fusão é -38,87°C, mas em compensação seu ponto de ebulição é 356,58°C. A diferença entre as forças de coesão e as forças de adesão é o que determina.

            Vamos entender a diferença existente entre essas forças?
            As forças de coesão são responsáveis por manter a união das moléculas e dos átomos de um mesmo material, e a força de adesão é a atração que as partículas de um material exercem sobre partículas de outros materiais. Um líquido molha por causa das forças de adesão presentes nele, quando esse líquido entra em contato com uma superfície essas forças fazem com que a superfície fique molhada.
            Se a força de coesão for maior do que a de adesão, vai acontecer o contrário: a superfície não irá se molhar. É isso que acontece com o mercúrio que corre dentro dos termômetros, a atração entre as moléculas de mercúrio (coesão) não permite que se espalhem sobre determinadas superfícies, como a do vidro e das folhas de papel. 
            Ao entrarem em contato com uma superfície de vidro, os átomos de mercúrio não são atraídos pelas moléculas de SiOH(hidróxido de silício presente no vidro),pois eles preferem se ligar entre si, ou seja, a força de coesão é maior do que a de atração. Quando as moléculas de água entram em contato com superfícies de vidro, não acontece a mesma coisa, pois elas se desfazem estabelecendo ligações O-H com as moléculas de SiOH, portanto, é por isso que a água molha o vidro.
            O termômetro é muito utilizado no nosso dia a dia, principalmente por famílias que tem crianças recém-nascidas, para a verificação da temperatura do corpo.
            Espero que estas informações tenham esclarecido as dúvidas de vocês com relação a este assunto. Bons estudos e até a próxima!!!!!!
           


                   http://pt.wikipedia.org/wiki/Merc%C3%BArio_(elemento_qu%C3%ADmico)


Nenhum comentário:

Postar um comentário