sábado, 30 de junho de 2012

Quilograma-Padrão


                                                                            Bolsista:Leidiane Rodrigues
 
Olá coleguinhas do blog, como observamos na matéria anterior utilizamos as medidas para todas as grandezas, inclusive na Química.
Na Química, os químicos utilizam várias grandezas, como: massa, volume, densidade, pressão, temperatura, calor, solubilidade, para reproduzir as transformações naturais em laboratórios.
Em química trabalhamos em pequenas escalas, no laboratório de química utilizamos muito o litro (L) e o mililitro (mL), o grama (g) e o miligrama (mg),o Sistema Internacional de Unidade e a IUPAC, adota o quilograma como padrão de medida de massa.
    




O padrão de quilograma atual foi definido em 1889 pela primeira vez, e correspondia à massa de um cilindro feito com 90% de platina e 10% de irídio, com 3,917 de diâmetro iguais e 3,917cm de altura. Este pequeno cilindro esta quadrado na sede do Bureau Internacional de peso e Medidas (BIPM), na França. Foram feitos 80 cópias de referencias do quilograma-padrão e espalharam pelo mundo.
Uma vez por ano o padrão do quilograma é pesado e comparado aos outros padrões existentes, por meio dessas medidas os cientistas constataram variações de até 70 microgramas entre os diversos cilindros-padrão.
 
 








Como os experimentos em Química e Física atualmente usam muito massas bem menores que o quilograma, o padrão quilograma se tornou inadequado; com isso os cientistas estão pesquisando uma nova definição de massa, mais precisa e que seja internacionalmente válida.
Na última conferencia do BIPM, em 1999, decido o quilograma-padrão estar sujeito a instabilidades químicas, foi recomendado que os laboratórios procurassem associar a unidade quilograma a um determinado número de átomos ou a alguma constante física, para aumentar a sua precisão.


Referencias:
FONSECA, Martha Reis Marques da.Química: meio ambiente, cidadania, tecnologia. 1ª Ed. São Paulo. FDT, 2010. Vol.2
http://www.tjmt.jus.br/boletimdigital.aspx?idConteudo=12319

Nenhum comentário:

Postar um comentário