sábado, 10 de novembro de 2012

AMOXICILINA E O RISCO DE FLUOROSE DENTÁRIA


Bolsista: Karliene Ferreira
         
A amoxicilina é um antibiótico β-lactâmico do espectro moderado que se usa no tratamento de infecções bacterianas causadas por microorganismos susceptíveis, tais como infecções de garganta, nariz e ouvidos, bem como infecções da pele e dos tecidos moles.
Um estudo publicado na revista Archives of pediatric and adolescent medicine alerta sobre o perigo do consumo deste antibiótico em bebês, devido o risco de provocar fluorose dentária, uma anomalia do desenvolvimento dos dentes associada a deformações do esmalte em um estudo 579 bebês foram acompanhados desde seu nascimento até os 32 meses. Os resultados indicaram que 75% das crianças tomaram amoxicilina aos 12 meses de idade, esta porcentagem aumentou até aos 91% aos 32 meses. Também se observou que 24% dos pacientes apresentavam fluorose em ambos os incisivos centrais superiores. Investigadores consideram que tomar amoxicilina dos três aos seis meses aumenta o risco de fluorose dentária.

Efeitos colaterais ao usar o medicamento: Náusea, vômito, diarréia. Precauções: Pacientes com insuficiência renal precisam de cuidados e ajustes nas doses, não recomendado para gestantes.
Modo de uso: Adultos: 250 a 500 mg de 8/8 horas ou 500 à 850 ml de 12/12 horas. Dose máxima de 2g a 3 g/dia. Crianças: 20mg à 50mg/kg/dia de 8/8 horas. Em casos graves pode usar até 100mg/kg/dia.
A dose e a duração da terapia dependerão da idade, sensibilidade do microorganismo e gravidade da infecção, e deverão ser ajustadas à resposta clínica do paciente.
Amoxicilina

É um pó cristalino branco, seu peso molecular é 419,45 e sua fórmula molecular C16H19N3O5S. Por ser um antibióticobeta lactâmico atua destruindo a parede das células bacterianas, pois se une a uma grande variedade de proteínas responsáveis que alimentam bactérias infecciosas, deixando-as sem ação.
Com base na estrutura, as características físico – químicas estão relacionadas com a polaridade da molécula, na qual  o grupo amina torna amoxicilina polar. Porém é pouco solúvel em água que é polar álcool etílico e álcool metílico não ocorrendo total solubilidade do composto, pois apresenta um par de elétrons livres que é responsável por propriedades físico – químicas particulares na amina.
Esta particularidade torna o composto solúvel com facilidade em soluções diluídas ácidas e alcalinas na forma de hidróxidos. Em meio ácido ocorre a liberação de íons H+ promovendo a protonação dos pares de elétrons das aminas na estrutura da amoxicilina, ou seja, reações nucleofílicas sendo rapidamente degradadas sob condições ácidas por causa do anel B-lactâmico que é sucessível a degradação hidrolítica quando o pH desvias insignificante do pH 4,8 formando Cloridrato de Amoxicilina.

Referência:   Cristina Sales - Medicina funcional Integrativa disponível em:  http://www.cristinasales.pt/DiagnosticoFuncional/Blog/Blog.aspx?BID=1&Year=2010&Month=9&MVID=1000173 acesso em 05.11.2012 às 12:10 hrs.
Peruzzo, Francisco Miragaia (Tito). Química na Abordagem do cotidiano 4ª edição SP.
Referências completas de medicamentos disponível em: www.bulas.med.br/bula/3999/amoxicilina.htm . Acesso em 06.11.12  ás 14:35 hrs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário