sábado, 10 de novembro de 2012

AS AVENTURAS DE JIMMY NÊUTRON: O menino gênio Episódio: A caçada ao monstro do lago



Bolsista: Mônika Cristina
            Esta é uma série animada infantil, que conta a história de Jimmy um menino superdotado que faz diversas invenções e se diverte juntamente com seus amigos. Este episódio conta que uma simples tartaruga virou um grande monstro do lago, por ter tido contato com materiais químicos altamente tóxicos o que resultou na mutação da tartaruga. Mas, Jimmy e seus amigos descobrem que o monstro na verdade não existe o que realmente ocorreu é que o pai do Jimmy descartava todos os resíduos do laboratório dele no lago.
            O episódio que abordaremos hoje, refere-se ao descarte correto de produtos químicos.
            A forma como se guarda e manuseia produtos químicos, pede-se muito cuidado, pois, no laboratório existe uma variedade de substâncias químicas, com diferentes propriedades físicas e químicas. No laboratório exige cuidado tanto com o manuseio dos produtos quanto com a forma de descartar corretamente os produtos utilizados.

 Conhecer o tipo do produto ou subproduto a ser eliminado, pode-se coloca-lo em recipientes adequados e descarta-lo de forma segura, o método de descarte varia de acordo com a característica de cada resíduo. Por isso, antes de usar um produto químico no laboratório aprenda também o descarte correto deste produto, de forma a não agredir o meio ambiente, e não prejudicar a saúde da população. Recomenda-se a separação dos resíduos de acordo com as seguintes classes de compostos:
a)      Ácidos;
b)      Bases;
c)      Metais pesados (chumbo, mercúrio, estanho, etc.);
d)     Solventes orgânicos (gasolina, querosene, éter, acetona, formol)
e)      Sais oxidantes (permanganatos, dicromatos, cloratos e água de cloro ou clorofina);
f)       Sais não oxidantes.   

 Por exemplo, ácidos e bases de alta toxidade são neutralizados, diluídos e descartados, pode-se também incinerar o material em incinerador com dois estágios de combustão.
Exemplo, o ácido cianídrico:
           
Fonte:
-http / educadores.diaadia.pr.gov.br
- http / liapromulo.wordpress.com/a-estocagem-manuseio-e-descarte-dos-produtos-quimicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário