sábado, 10 de novembro de 2012

PORQUE HÁ CHEIRO DE QUEIJO NAS AXILAS?


Bolsista: Gisléia Chaves
            Olá amigos do Quipibid! Hoje, quero compartilhar com vocês informações superinteressantes sobre esse cheiro característico que está presente em nosso dia a dia. Afinal, depois de uma boa corrida todos nós já ficamos suados, não é mesmo? Pois é, são nesses momentos que o cheiro de queijo aparece.
                                   
 
Vamos conhecer agora a explicação química para esse processo.

            As moléculas que contêm o grupo carbonila  chamadas cetonas, são responsáveis por muitos sabores e odores naturais. A butanodiona (também conhecida como diacetilo) é uma cetona líquida amarela e volátil com cheiro de queijo. Na verdade, é essa molécula que dá à manteiga o seu sabor característico e aquela que você deverá ter em mente quando cheirar a manteiga, pois, quando o creme do leite é incubado com bactérias, elas produzem um pouco de butanodiona. Após a incubação, o creme é batido quebrando as camadas de revestimento em volta das gotículas de gordura que se aglutinam numa massa sólida e macia.
            O leite de ovelha e o leite de cabra são mais ricos em triglicéridos de cadeia curta do que o leite de vaca, e o queijo feito com eles é mais rico em moléculas com odor acentuado.
            Você pode sentir o cheiro de butanodiona cheirando as suas axilas ou os pés ainda não lavados de alguém, pois ela contribui para o cheiro da transpiração fermentada. O suor fresco é quase inodoro, mas a ação da bactéria streptococcus albus,presente na pele, aumenta sua acidez e torna-o um banquete convidativo para outras bactérias; estas, por sua vez, excretam compostos com odor forte, inclusive a butanodiona.
            Os desodorantes atuam matando as bactérias. Para saber mais sobre a composição química dos desodorantes, entre na coluna “Química da beleza” da bolsista: Eliana. Vocês vão gostar!
            A butanodiona pertence aos grupos funcionais de caráter ácido.
                            Estas são suas fórmulas molecular e estrutural.
                                     C4H6O2                   



Boa leitura e até a próxima!

REFERÊNCIAS:
PERUZZO, Francisco Miragaia.Química na abordagem do cotidiano/ Francisco Miragaia Peruzzo (Tito), Eduardo Leite do Canto. – 4. ed. – São Paulo: Moderna, 2006. Volume: 3

Nenhum comentário:

Postar um comentário