quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Gadolínio (Gd)

                                                                                                   Bolsista: Leonice Paraguai
 
Olha turma do blog! Hoje vamos conhecer mais um “Elemento Químico”. Na matéria dessa semana vou levar algumas características do Gadolínio (Gd) um elemento pouco conhecido, porém têm-se suas utilizações. O gadolínio foi descoberto em 1880 por Jean Charles Galissard de Marignac. O gadolínio em temperatura ambiente encontra-se no estado sólido. Faz parte do grupo dos elementos das terras raras, é branco prateado, maleável, dúctil com brilho metálico.

O gadolínio cristaliza na forma hexagonal que é a forma alfa. Quando aquecido a 1508 K transforma-se na forma beta, que é uma estrutura cristalina cúbica de corpo centrado.

Ao contrário dos demais elementos terras raras, o gadolínio é relativamente estável no ar seco, porém perde o brilho rapidamente no ar úmido formando um óxido.  O gadolínio reage lentamente com a água e é solúvel em ácido diluído.

“ALGUNS DOS ELEMENTOS TERRAS-RARAS”

                                               

Uma das características do gadolínio torna-se supercondutor abaixo de uma temperatura crítica de 10883 K. É fortemente magnético á temperatura ambiente, pelo fato de ser o único metal a apresentar propriedades ferromagnéticas.

Algumas aplicações do gadolínio:

·         Os cristais de gadolínio são usados em micro-ondas;

·         Compostos de gadolínio são usados para produção de fosfório, ativador de cor em tubos de TV colorido;

·         As soluções de compostos de gadolínio são usadas como contrastes intravenosos para realçar imagens em ressonância magnética.

·         É usado para manufatura de compact discos (CDs) e memórias de computadores;

·         Também é usado como componente de materiais para a fabricação de telescópios a lasers.

O gadolínio nunca é encontrado livre na natureza, porém ocorre em diversos minerais como monazita e a bastnasita, que são óxidos. É preparado, atualmente, por técnicas como toca iônica e extração de solvente, ou por redução de seu fluoreto anidro com cálcio metálico.

Os principais compostos do gadolínio são:

·         Fluoreto. (GdF3)

·         Cloretos. (GdCl3)

·         Brometos. (GdBr3)

·         Iodetos. (GdI3)

·         Óxidos. (Gd2O3)

·         Sulfetos. (Gd2S3)

·         Nitretos. (GdN)

Bom pessoal! Estarei de volta na próxima semana com mais um “Elemento Químico”. Uma ótima semana para todos e lembre-se você sozinho não é capaz de mudar o mundo, mas se você fizer sua parte, estará contribuindo para um mundo melhor.

 

 
Referências:



 

 

 
                                                            Bolsista: Leonice Paraguai

Nenhum comentário:

Postar um comentário