quarta-feira, 27 de março de 2013

“Por água abaixo”

                                                                               Bolsista:Mônika Cristina
 
Este filme conta a história do rato Roddy que vive a vida de um animal em um apartamento luxuoso, que ao conhecer Sid um rato de esgoto sua vida muda radicalmente, Roddy tenta se livrar de Sid mas acaba indo por água abaixo para dentro dos esgotos no mundo de Ratópolis, lá ele conhece Rita que o ajuda a voltar para casa. Ele consegue sair de lá depois de muita luta e também depois de estourar um tubo de nitrogênio que deixa seus inimigos congelados.

Então vamos lá, este filme nos dá possibilidades de falar sobre os elementos químicos e em especial o nitrogênio. Por isso, hoje iremos conhecer um pouco sobre esse elemento químico o nitrogênio e descobrir o porquê que ele tem esse poder de congelar tudo muito rápido, vamos lá?
O nitrogênio é um gás incolor e inodoro, leve e pouco solúvel em água. Ocorre em muitos compostos minerais, dentre os quais o salitre é o mais abundante. Descoberto por Daniel Rutherford, foi conhecido antigamente por azoto denominação em desuso hoje em dia. Elemento representativo de símbolo N, é um não metal que se apresenta como um gás no segundo período na família 15 (5A) da tabela periódica, para mais informações sobre esse elemento visite nossa coluna sobre “Elementos Químicos”.

O nitrogênio possui uma larga aplicação na indústria, como por exemplo as industrias químicas, alimentar, elétrica e metalúrgica. Na indústria química, ele é usado para diluir reagentes, para aumentar o rendimento de algumas reações, diminuir o risco de fogo ou explosão de certas reações, ou para evitar a oxidação, decomposição ou hidrólise de reagentes. Na indústria alimentar é frequentemente utilizado para evitar a oxidação de certos desperdícios e inibir o desenvolvimento de bolores e insetos. Na indústria elétrica, ele é usado para evitar oxidações e reações químicas indesejáveis. Na indústria metalúrgica é usado em grandes quantidades para evitar a oxidação de certos metais ou a carbonização em processos de soldadura.
Este elemento químico também é utilizado em criocirurgia para conservação de sêmen, preparação de amoníaco, combustíveis para foguetes, adubos e explosivos. As indústrias de transporte relacionadas com o ramo alimentar usam nitrogênio líquido em sistemas de refrigeração e de congelamento, por este processo é possível manter-se a textura e o sabor original dos alimentos. Também utilizado em microbiologia para preservar o sangue.


Fontes:
  • nautilus.fis.uc.pt/st2.5/scenes-p/elem/e00730.html
  • www.adorocinema.com › ... › Filmes de Animação
  • Química na abordagem do cotidiano/ Francisco Miragaia Peruzzo (Tito), Eduardo Leito do Canto. – 4.ed. – São Paulo: Moderna, 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário