quarta-feira, 27 de março de 2013

Promécio (Pm)

                                                                             Bolsista: Leonice Paraguai

Olha turma do blog! No “Elemento Químico” de hoje vamos conhecer mais um elemento das terras raras o Promécio (Pm).O é um metal altamente radioativo, o que confere luminescência aos seus sais, na qual suas cores vão do azul claro ao esverdeado. A descoberta do promécio iniciou-se a pouco mais 100 anos, em 1902, Branner suspeitou da existência de um elemento intermediário entre o neodímio e o samário, sendo confirmado por Moseley em 1914.

A partir dai iniciou-se uma série de pesquisa na tentativa de obter o metal, a mais significativa talvez tenha sido a da “Ohio State University”, onde os pesquisadores envolvidos bombardearam o núcleo do praseodímio e do neodímio com nêutrons e partículas alfa oriundas do deutério obtendo o elemento de massa atômica 145u e número atômico 61.
Mas em função da dificuldade de separação dos elementos de transição interna. Os cientistas da época não conseguiram uma prova química, porém no ano de 1945 os cientistas, Marinsky, Glendenin, Coryell confirmaram a existência do elemento com a obtenção através de bombardeio do urânio com nêutrons de neodímio identificado por cromatografia de troca iônica em resíduos, num reator nuclear, obtendo a tão esperada prova química da existência do elemento, na qual a descoberta a estes cientistas foram atribuída.
-->
          O promécio não é encontrado na crosta terrestre, esse elemento está completamente ausente na superfície terrestre, sendo obtido através de síntese laboratorial. Apesar do pouco conhecimento das propriedades químicas do promécio sabe-se que é um metal reativo e logo exposto ao ar reage vigorosamente com o O2 formando óxido de promécio Pm2O3, existem cerca de 30 compostos de promécio conhecidos e sua distinção se da pela emissão de luzes coloridas que vão do azul ao verde pálido, em virtude da emissão de radiação. Os isótopos mais conhecidos do promécio são o com massas atômicas que variam de 134 a 155. O promécio-147, com meia-vida de 2,6 anos, é o mais útil, ao todo são 17 isótopos existentes. 
 O promécio deve ser manuseado com bastante cuidado, devido a sua alta temperatura oriunda da sua taxa de decaimento e emissão radioativa. O promécio é um metal tóxico e radioativo como já foi comentado, mas é letal em baixa concentração. Até o momento as pesquisas não apontaram uma função biológica para esse elemento.
O promécio é aplicado como emissor de raios beta, em medidores de espessura, esses raios quando absorvidos pelo fósforo e seu compostos produzem luz. Essa luz é utilizada em dispositivos para operações de medição precisa e em baterias de propulsão nuclear que captam a luz emitida através de células fotovoltaicas, transformando-a em energia elétrica. As pesquisas têm demonstrado que o promécio promete ser uma excelente fonte de energia e de raios-x para um futuro próximo.
Bom pessoal! Encontro vocês na próxima semana com mais informações de outro “Elemento Químico”. Uma ótima semana para todos.




Referência




Nenhum comentário:

Postar um comentário