terça-feira, 4 de junho de 2013

Lipídios: as gorduras na bioquímica


                                                                                              Bolsista: Leidiane Rodrigues Rosa


Olá seguidores do quipibid, na matéria de hoje vamos falar um pouco dos lipídios.
Os lipídios são conhecidos erroneamente por gorduras, são de extrema importância para o nosso corpo. Os lipídios junto com os carboidratos e as proteínas formam o grupo mais importante em alimentos e são os mais freqüentes encontrados na natureza em animais e vegetais.
Os lipídios (gorduras) são compostos orgânicos, biomoléculas compostas principalmente por moléculas de hidrogênio, oxigênio e carbono, apresentam característica de serem insolúveis em água e solúveis em solventes orgânicos (clorofórmio, álcool, éter e metanol). Exercem funções importantes no organismo como combustível metabólico, reserva e transporte de energia, componentes estruturais de membranas e parte da massa corporal no tecido adiposo, auxilia na manutenção da temperatura interna e na integridade dos tecidos.


Na dieta, os lipídeos atuam como elemento importante no sabor; ameniza as secreções gástricas e confere aos alimentos maiores poder de saciedade, devido nos tecidos nervosos a concentração de lipídios serem alta, além de auxiliar no transporte e na absorção de vitaminas lipossolúveis (solúveis em gorduras) como as vit. A, D, E e K. Embora os lipídios sejam essenciais à nutrição, podem ser extremamente nocivos à saúde se ingeridos de forma excessiva ou desbalanceada podendo causar doenças como o colesterol.
As principais fontes de lipídios nos alimentos são os óleos (óleo de canola, óleo de soja, óleo de peixes), azeites, manteiga, margarina, maionese e alimentos gordurosos como nozes, amendoim, abacate, castanha-do-pará, semente de girassol, chocolate, coco, aveia, soja, gergelim, cevada, trigo integral e centeio

Os lipídios podem ser classificados da seguinte forma:
Lipídios simples à são compostos que por hidrólise dão origem a ácidos graxos e alcoóis (óleos/gorduras e ceras).
Lipídios compostos à são compostos que contêm outros grupos na molécula, elem de ácidos graxos e alcoóis (fosfolipídios, sulfolipídios,cerebrosídios)

Lipídios derivados à são as substâncias obtidas por hidrolise dos lipídios simples e compostos (ácidos graxos, alcoóis, hidrocarbonetos, vitaminas lipossolúveis, pigmentos, compostos nitrogenados).
Por hoje é só pessoal, falaremos mais sobre os lipídios nas próximas matérias.



Referencias
FONSECA, Martha Reis Marques da.Química: meio ambiente, cidadania, tecnologia. 1ª Ed. São Paulo. FDT, 2010. Vol.3
BALBACH, A e BOARIM, Daniel. Prevenção e tratamento pela medicina natural. 1ª Ed. Itaquaquecetuba, São Paulo. Vida Plena, 2007
http://www.todabiologia.com/dicionario/lipidios.htm

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário