terça-feira, 4 de junho de 2013

Produção de gesso (CaSO4)



                                                                                           Bolsista: Ana Lucia Miranda

Olá leitores do blog quipibid! Certamente sempre ouvem falar do gesso que é utilizado em construções civil e também quando alguém sofre fraturas nos ossos e necessita da de engessar. Mas nem sempre sabemos o processo que ocorre até ser utilizado em seus devidos fins, por isso trago esta semana o processo industrial do sulfato de cálcio (CaSO4 ) ou gesso.

O sulfato de cálcio (CaSO4) é considerado um sal inorgânico,normalmente é encontrado no estado sólido,sua  coloração é branca solúvel em água,na natureza ele está presente no forma gipsita e anidrita. A anidrita possui coloração que pode variar de incolor a cinza escuro, com brilho intenso, mas não é fluorescente, na produção de fertilizantes agrícolas, fabricação de cimento e giz é muito utilizado esse mineral, também é útil para absorver água.

 
          
               
Conhecida como pedra de gesso a gipsita é a forma hidrata do sulfato de cálcio, sendo CaSO4.H2O ou seja sulfato de cálcio di-hidratado, com coloração que pode ser  branca  amarela, com brilho semelhante com das perolas,  no gesso aplicada nas construções civis e na ortopedia para imobilizar fraturas e na produção do cimento é bastante comum utilizar a gipsita.


                                                             anidrita
Pode ser obtido o sulfato de cálcio como subproduto de múltiplos procedimentos:
Dessulfurização de gases de combustão: consiste em remover o enxofre, os gases de alguns tipos de usinas a exemplo dos de queima de combustíveis fosseis e das que produzem cimento, onde passam por uma lavagem com cal ou calcário moído com objetivo de diminuir o teor do enxofre nele contido. O produto resultante da lavagem com cal ou calcário moído forma-se o sulfito de cálcio (CaSO3),que será oxidado a sulfato de cálcio.

                                                              sulfato de cálcio CaSO4

Refino do zinco: para esse processo, são adicionados soluções de sulfato de zinco para serem tratados com cal com finalidade de precipitar os metais pesados para produzir o sulfato de cálcio.
Produção de fluoreto de hidrogênio: para esse processo existe o envolvimento do fluoreto de cálcio e do acido sulfúrico, onde ocorrera a precipitação do sulfato de cálcio.
                   


Referencia:
                    



Nenhum comentário:

Postar um comentário