segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Colesterol: as gorduras indesejadas

Bolsista: Leidiane Rodrigues Rosa
Olá seguidores do quipibid que bom estar de volta com vocês, na matéria de hoje vamos continuar falando de lipídios.
Como vimos os lipídios são de extrema importância para o nosso corpo, mas se consumidos de maneira exagerada pode provocar doenças graves como o colesterol. E é do colesterol que vamos falar hoje.
O colesterol é um lipídio do grupo dos esteróis, é um álcool secundário nonoinsaturado de aspecto gorduroso, que é base de vários processos químicos no organismo como a produção de hormônios esteróides, à síntese de sais biliares e à constituição do tecido nervoso. De origem animal é encontrado em carnes, natas, manteigas e ovos, e pode também ser sintetizado pelas células do corpo humano principalmente pelo fígado e intestino, sendo que quanto mais colesterol o corpo absorve na dieta menos ele produz e vice-versa.

Como sendo uma gordura insolúvel em água, então são transportadas no corpo por plasmas sanguíneos (meio aquoso) na forma de lipoproteínas plasmática, as micelas, agregados com colesterol e lipídios no centro (hidrófobos) e proteínas na superfície (hidrófilas). A formação de diferentes micelas com colesterol lipídios e proteínas faz com que as lipoproteínas plasmáticas tenham diferentes densidades, os mais comuns são:
LDL: lipoproteínas de baixa densidade.

Conhecido como colesterol ruim, contêm 8% em massa de colesterol livre, cerca de 70% do colesterol sanguíneo que é carregado nas lipoproteínas de baixa densidade, que levam o colesterol do fígado onde é sintetizado para os tecidos do corpo, com para as membranas celular e a produção de hormônios esteróides (hormônios sexuais masculinos e femininos).
Quando consumimos de modo exagerado aumenta a quantidade de colesterol LDL circulante no sangue, fazendo que este se deposite nas paredes das artérias causando a arteriosclerose, diminuindo o fluxo de sangue até os tecidos provocando um acidente vascular.
HDL: lipoproteínas de alta densidade

Com 2% em massa de colesterol livre são chamados de colesterol bom, com 30% de colesterol sanguíneo carregado nas lipoproteínas de alta densidade é levado dos tecidos do corpo de volta ao fígado onde é metabolizado ou excreção da bílis. Os altos níveis de HDL estão relacionados à redução do risco de doenças cardíacas.
Os níveis de colesterol sanguíneo estão diretamente ligados ao tipo de gordura que é ingerida na dieta, os níveis de colesterol total ou LDL no sangue podem ser reduzidos se ao invés de ingerir gorduras saturadas em alimentos de origem animal, passasse a ingerir gorduras poli- insaturadas. A troca do tipo de gorduras dos alimentos pode reduzir os níveis de colesterol sanguíneo em até 5%.
Os alimentos ingeridos são responsáveis por um terço (1/3) do colesterol circulante no organismo, o restante é liberado pelas células do intestino e/ou é resultante do fluido biliar (para digestão das gorduras dos alimentos).
O importante é manter uma alimentação saudável, rica em todos os nutrientes que precisamos para sobreviver e exercer as atividades básicas do dia a dia, até mesmo porque a falta de algum nutriente pode também causar doenças.
Não percam os próximos post, vamos conhecer mais sobre os óleos e gorduras, o que faz bem e faz mal.
 Aproveitem!!!

Referências
FONSECA, Martha Reis Marques da.Química: meio ambiente, cidadania, tecnologia. 1ª Ed. São Paulo. FDT, 2010. Vol.3
BALBACH, A e BOARIM, Daniel. Prevenção e tratamento pela medicina natural. 1ª Ed. Itaquaquecetuba, São Paulo. Vida Plena, 2007
http://www.todabiologia.com/dicionario/lipidios.htm


Nenhum comentário:

Postar um comentário