sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Hólmio (Ho)

Bolsista:Leonice Paraguai

Olha turma do blog! Vamos conhecer algumas características de outro Elemento Químico, é um elemento conhecido, mas quase não se houve falar dele é o Hólmio (Ho).  O hólmio é um elemento de transição interna pertence ao grupo dos lantanídeos ou terras-raras. É um metal branco prateado brilhante, é relativamente macio, mole e flexível.


 A descoberta do hólmio iniciou-se através dos químicos suíços Delafontaine e Soret, quando eles observaram espectros diferentes na banda de absorção de outros metais, suspeitando assim tratar-se de um elemento X, que se encontrava na amostra que eles estavam analisando em 1978.  Com novas pesquisas os químicos suecos teve a confirmação da descoberta do metal, realmente tratava-se de um novo elemento o hólmio.

 
O hólmio é um metal relativamente estável quando exposto ao ar atmosférico, desde que o ar esteja seco e a temperatura de 25 ºC. Quando o metal é exposto a temperaturas superiores a 1000 ºC, ou ar úmido, observa-se a formação de uma película amarela em sua superfície de óxido de hólmio Ho2O3. O hólmio reage lentamente com ácidos minerais ou orgânicos que podem estar concentrados ou diluídos desprendendo hidrogênio e formando sais. O hólmio forma compostos como carbonato, acetato, nitrato, hidreto, óxido, hidróxido, oxalato, cloreto, fluoreto, iodeto e sulfato. As reações abaixo expressam melhor a formação dos compostos e obtenção do metal puro:


 



Ø  Os sais e outros compostos de hólmio são utilizados na fabricação de vidros especiais, cerâmicas, dopagem de granadas para a fabricação de lasers, catalisadores na produção de combustíveis e sínteses orgânicas.  
Ø  A mistura entre compostos de fósforo, haletos metálicos e haletos de hólmio são utilizados na fabricação de lâmpadas especiais e tubos de televisores.
Ø  O hólmio metálico é trabalhado em várias formas como chapas, discos esferas entre outras formas. O metal é adicionado a ligas que suportam altas temperaturas, além de ser utilizado na fabricação de super condutores em equipamentos que operam em altas temperaturas e no revestimento de reatores nucleares.
Ø  O hólmio também é adicionado em ligas para fabricação de supre imãs, em virtude de sua extraordinária característica de proporcionar campos magnéticos superiores aos existentes.
       Por hoje é só pessoal! Boa leitura e até o próximo Elemento Químico!
Referência:
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/elementos-quimicos/holmio.php                                        


3 comentários:

  1. VAMOS LEVAR A CIÊVIA A SÉRIO?

    ResponderExcluir
  2. VAMOS LEVAR A CIÊNCIA A SÉRIO?

    ResponderExcluir
  3. TENHO UM PROJETO QUE SERÁ A REVOLUÇÃO ELÈTRICA DO lll MILÊNIO, E O ELEMENTO PRINCIPAL QUE ESTAREI USANDO É O HÓLMIO, PARA INTENCIFICAR OS CAMPOS MAGNÉTICOS DE UM REATOR TERMO MAGNÉTICO EM UM... ( NOVO SISTEMA DE GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA ). INTEREÇADOS FAVOR ENTRAREM EM CONTATO POR ESSE MEIO DE COMUNICAÇÃO, GRATO.

    ResponderExcluir