sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Truco Eletronegativo

Bolsista:Glaucia Oliveira
Olá pessoal ai vai mais uma dica sobre como aprender química de maneira divertida.
E um jogo prazeroso e bem competitivo, e tem um papel de fundamental importância para o ensino de conteúdo químico como uma atividade lúdica.
O objetivo do jogo e de instigar o aluno a ter um bom relacionamento com os conteúdos abordado, além de trazer conhecimento despertar  um maior interesse para com o conteúdo aplicado.
Como jogar:
O truco eletronegativo segue as regras do jogo convencional, o que mudas são as cartas, que segue a ordem de eletronegatividade dos elementos.
F, O, N, Cl, Br,I,S,C,P,H,Se,At,B,Si, As
Como mostra a figura abaixo:

Teoria química do jogo:

 

  
A eletronegatividade mede a tendência que um átomo tem de atrair um par de elétrons quando compartilhado em uma ligação covalente. Tratando de uma grandeza relativa.
A escala mais antiga e mais comum nos livros é de Linus Pauling, que surgiu a partir do conceito de energia necessária para provocar a quebra de uma ligação covalente nas moléculas.
As variações gerais de eletronegatividade mostram que ela cresce da esquerda para a direita, nos período, e de baixo para cima, nas famílias ou grupos da tabela periódica.
Fica a dica:
 Divirta-se e obtenha bons conhecimentos

Referencias bibliográficas
FRANCO, Dalton. Química: processos naturais e tecnológicos: ensino médio. 1 ed.São Paulo:FDT 2010

2 comentários:

  1. Ola queria um anexo melhor da foto das cartas para conseguir ler, fiquei bastante interessado na ideia.

    ResponderExcluir
  2. Hilton, obrigada pelo seu contato. Quanto à figura, temos somente a apresentada na referencia. Te sugiro entrar em contato com os autores do artigo. Obrigada.

    ResponderExcluir