sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Truco Eletronegativo

Bolsista:Glaucia Oliveira
Olá pessoal ai vai mais uma dica sobre como aprender química de maneira divertida.
E um jogo prazeroso e bem competitivo, e tem um papel de fundamental importância para o ensino de conteúdo químico como uma atividade lúdica.
O objetivo do jogo e de instigar o aluno a ter um bom relacionamento com os conteúdos abordado, além de trazer conhecimento despertar  um maior interesse para com o conteúdo aplicado.
Como jogar:
O truco eletronegativo segue as regras do jogo convencional, o que mudas são as cartas, que segue a ordem de eletronegatividade dos elementos.
F, O, N, Cl, Br,I,S,C,P,H,Se,At,B,Si, As
Como mostra a figura abaixo:

Teoria química do jogo:

 

  
A eletronegatividade mede a tendência que um átomo tem de atrair um par de elétrons quando compartilhado em uma ligação covalente. Tratando de uma grandeza relativa.
A escala mais antiga e mais comum nos livros é de Linus Pauling, que surgiu a partir do conceito de energia necessária para provocar a quebra de uma ligação covalente nas moléculas.
As variações gerais de eletronegatividade mostram que ela cresce da esquerda para a direita, nos período, e de baixo para cima, nas famílias ou grupos da tabela periódica.
Fica a dica:
 Divirta-se e obtenha bons conhecimentos

Referencias bibliográficas
FRANCO, Dalton. Química: processos naturais e tecnológicos: ensino médio. 1 ed.São Paulo:FDT 2010

4 comentários:

  1. Ola queria um anexo melhor da foto das cartas para conseguir ler, fiquei bastante interessado na ideia.

    ResponderExcluir
  2. Hilton, obrigada pelo seu contato. Quanto à figura, temos somente a apresentada na referencia. Te sugiro entrar em contato com os autores do artigo. Obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Olá, mesmo depois de alguns anos achei interessante comentar. Caso ainda queiram saber mais informações sobre o jogo e o baralho, que já mudou bastante, podem entrar em contato através do e-mail weberquimica@hotmail.com

    ResponderExcluir