segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Faz Bem ou Faz Mal. Óleos ou Gorduras

Bolsista: Leidiane Rodrigues Rosa
Olá seguidores do quipibid, hoje vamos continuar falando de lipídios. Como vimos na matéria anterior o colesterol é um lipídio de extrema importância para o nosso corpo, mas se consumido de maneira exagerada pode provocar doenças graves. Devido a isso é bom sabermos bem a diferença entre gorduras e óleos, e quais são mais saudáveis.
                 
                                           
Os óleos e gorduras são glicerídeos e podem ser de origem animal ou vegetal. Os glicerídeos são triésteres formados a partir de três moléculas de ácidos graxos superiores iguais ou diferentes e uma molécula de triálcool glicerina (propanotriol).
·     Os óleos são derivados de ácidos graxos insaturados, são líquidos à temperatura ambiente.
· As gorduras são derivadas de ácidos graxos saturados, são sólidos em temperatura ambiente.

Quimicamente a única diferença entre óleos e gorduras é a insaturação, é possível então transformar óleos em gorduras, pela adição catalítica de hidrogênio, na presença de catalisador metálico e aquecido em torno de 150°C, tal procedimento é utilizado pelas indústrias para fabricar margarinas ou gordura vegetal a partir de óleos vegetais.
Os ácidos graxos saturados em alta quantidade na dieta podem elevar os níveis de colesterol circulante e alterar o perfil das lipoproteínas transportadoras (HDL, LDL e VLDL), fator de risco para a aterosclerose e as doenças coronárias oclusivas. Os ácidos graxos mono e poliinsaturados ao contrário em proporções adequadas auxiliam na prevenção dessas doenças.


Os produtos de origem animal são ricos em gorduras saturadas como a banha e manteiga. Também são ricas em gorduras saturadas a gordura vegetal hidrogenada, a margarina e a gordura de coco.
Os ácidos graxos essenciais são indispensáveis à nutrição, mas não são sintetizados no metabolismo, por isso é necessário uma alimentação que forneça esses nutriente essenciais, que são os ácidos linolênico (ômega 3), linoléico e araquidônico (ambos do grupo ômega 6), presentes em vários óleos vegetais prensados a frio, oleaginosas, nozes, castanhas, abacate, gergelim entre outros. Os óleos e os azeites são ricos em gordura insaturada; os azeites são extratos oleosos de frutos como a azeitona e o dendê.

Além da hidrogenação que consiste em transformar gorduras insaturadas em saturadas, há também a conversão dos ácidos graxos cis em ácidos graxos trans. Essa mudança não altera apenas a configuração geométrica da cadeia, produz também alterações significativas no comportamento físico-químico dos ácidos graxos. A gordura trans compete com o ácido graxo insaturado linoléico podendo atrapalhar o desenvolvimento neurológico do feto e de crianças.

                 

A gordura trans só é boa para a indústria alimentícia, é mais fácil de ser utilizada, valoriza o aspecto dos alimentos deixam mais saborosos e crocantes, torna-os fáceis de estocar, pois produz menos oxidação. Para a saúde humana a gordura trans é péssima, dê preferência aos alimentos que são ricos em ácidos graxos insaturados como os do benéfico grupo do ômega 3 e ômega 6, mas de maneira balanceada, por que a falta ou excesso de alguma gordura pode provocar sérios problemas de saúde.

Espero que gostem, até a próxima postagem.

 Aproveitem!!!  
Referências
FONSECA, Martha Reis Marques da.Química: meio ambiente, cidadania, tecnologia. 1ª Ed. São Paulo. FDT, 2010. Vol.3
BALBACH, A e BOARIM, Daniel. Prevenção e tratamento pela medicina natural. 1ª Ed. Itaquaquecetuba, São Paulo. Vida Plena, 2007
http://www.todabiologia.com/dicionario/lipidios.htm

http http://www://www qnint.sbq.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário