segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Jogos de Química

Bolsista: Glaucia Lima
O Jogo vivendo com química

Olá pessoal!
        A dica desta semana é para a confecção de um jogo ligado ao nosso cotidiano. Trata-se de um jogo de tabuleiro criado a partir de atividades realizadas no dia-a-dia, envolvendo vários processos de separação de misturas. O jogo tem como objetivo proporcionar ao aluno motivação para compreender, com maior facilidade, o conteúdo proposto (separação de misturas).

Criação do jogo:

É composto por um tabuleiro com figuras de métodos de separação presentes no cotidiano dos alunos e de pontos de interrogação para sinalizar as perguntas, conforme pode ser visto na figura 1.


      Para brincar basta confeccionar 60 cartas com perguntas relacionadas ao cotidiano dos alunos que estejam ligados ao conteúdo. Sugestão de perguntas:
1-      Os materiais encontrados na natureza são em geral misturados, logo, para separá-las são utilizados critérios como: densidade, ponto de solidificação, fusão e ebulição.


Regras do jogo:

O quadro abaixo descreve as regras deste jogo.



Teoria que envolve o jogo:

Separação de misturas

Os métodos de separação têm grande importância, pois proporcionam muitos benefícios. Um desses benefícios ocorre com o processo de separação com o lixo para a reciclagem que ameniza problemas ambientais e evita novas extrações de matéria- prima. Para o tratamento de água também é utilizados vários métodos de separação.
A escolha do melhor método envolve o conhecimento das propriedades específicas das substâncias que a compõem.
Métodos de separação utilizados com misturas heterogêneas: peneiração, ventilação, levigação, flotação, dissolução fracionada, filtração, decantação, centrifugação, decantação e filtração.
Métodos de separação utilizados com misturas homogêneas: aquecimento, evaporação, destilação, destilação fracionada e liquefação fracionada.

Pessoal à dica foi dada, agora é só confeccionar o jogo e se divertir!

NOBREGA, O. S. Química, volume único. 1 ed. São Paulo: ática, 2005.


Um comentário:

  1. Ótima ferramenta que ajuda o aluno a compreender de forma ludica como se faz uma separação de misturas.

    ResponderExcluir