Bolsista:
Glaucia Lima
O Jogo vivendo com química
Olá
pessoal!
A dica desta semana é para a
confecção de um jogo ligado ao nosso cotidiano. Trata-se
de um jogo de tabuleiro criado a partir de atividades realizadas no dia-a-dia,
envolvendo vários processos de separação de misturas. O jogo tem como objetivo
proporcionar ao aluno motivação para compreender, com maior facilidade, o
conteúdo proposto (separação de misturas).
Criação do jogo:
É
composto por um tabuleiro com figuras de métodos de separação presentes no
cotidiano dos alunos e de pontos de interrogação para sinalizar as perguntas,
conforme pode ser visto na figura 1.
Para
brincar basta confeccionar 60 cartas com perguntas relacionadas ao cotidiano
dos alunos que estejam ligados ao conteúdo. Sugestão de perguntas:
1- Os
materiais encontrados na natureza são em geral misturados, logo, para
separá-las são utilizados critérios como: densidade, ponto de solidificação,
fusão e ebulição.
Regras do jogo:
O
quadro abaixo descreve as regras deste jogo.
Teoria que envolve o
jogo:
Separação de misturas
Os
métodos de separação têm grande importância, pois proporcionam muitos benefícios.
Um desses benefícios ocorre com o processo de separação com o lixo para a
reciclagem que ameniza problemas ambientais e evita novas extrações de matéria-
prima. Para o tratamento de água também é utilizados vários métodos de
separação.
A
escolha do melhor método envolve o conhecimento das propriedades específicas
das substâncias que a compõem.
Métodos de separação
utilizados com misturas heterogêneas: peneiração,
ventilação, levigação, flotação, dissolução fracionada, filtração, decantação,
centrifugação, decantação e filtração.
Métodos de separação
utilizados com misturas homogêneas: aquecimento,
evaporação, destilação, destilação fracionada e liquefação fracionada.
NOBREGA, O. S. Química, volume único. 1 ed. São Paulo: ática, 2005.
Ótima ferramenta que ajuda o aluno a compreender de forma ludica como se faz uma separação de misturas.
ResponderExcluirE as perguntinhas?
ResponderExcluir