Bolsista:
Wanderley Almeida
O TDAH é um transtorno bastante frequente. Tem sido
observado em cerca de 7% das crianças, e em torno de 4% dos adultos. Muitas
pessoas diagnosticadas com o Déficit de Atenção ou comportamento que sugerem o
Déficit culpam a si mesmo por tal conduta. Os médicos tem provado que pessoas
com o Déficit de Atenção são com frequência inteligente e altamente criativa.
Por exemplo, muitos acreditam que Albert Einstein e
Thomas Edison provavelmente tinham Déficit de Atenção. Autoridades médicas
agora acreditam que o Déficit, não é uma desordem psicológica. Tais pessoas têm
uma necessidade maior por alguns nutrientes no organismo, nutrientes estes que
apenas seu médico é capaz de informar. São nutrientes que reconhecidamente
ajudam a aumentar a função cerebral e a concentração.
Isoladamente ou associado a outros
distúrbios (o que é mais regra que exceção) é um fator altamente predisponente
para fracasso nos estudos e consequentemente o abandono escolar, dificuldades
no relacionamento e maior propensão à acidentes , desempenho profissional
abaixo das reais capacidades da pessoa, além de aumentar a predisposição para diversos outros
transtornos psiquiátricos.
(Sérgio Bourbon
Cabral)
Dando
continuidade a este assunto vamos entrevistar hoje um estudante do colégio
estadual Polivalente Dr. Sebastiao Gonçalves de Almeida. Que é portador do
(TDAH). Para evitar constrangimento ao estudante, vamos chama-lo pela iniciais
do seu nome; R.L.C.
1-
O que você acha do colégio em que você estudar?
R.L.C. Bom, tem pessoas qualificadas para
ensinar.
2-
Ao que se refere à disciplina de química especificamente, qual tem sido sua
maior dificuldade na questão do aprendizado?
R.L.C.
Eu sou interessado em química. Participo das aulas e gosto muito de química. O
que me atrapalhaé o barulho que os colegas fazem.
3-
O que é química pra você?
R.L.C. Química é tudo
o que ocorre no espaço, é tudo que transforma uma coisa em outra.
4-
Você já foi ao laboratório do colégio?
R.L.C.
Fui sim, mas só uma vez com a professora de biologia. Tenho vontade de ir mais
vezes, o laboratório é muito importante para os estudos.
O pai do estudante, que vamos chama-lo apenas por João.
Relatou que o estudante R.L.C. é uma pessoa especial, que não conseguiu
aprender matemática, tem muita dificuldade em fazer contas, e ainda falta
interesse nos estudos e nas tarefas da escola. Mas ajuda nos afazeres
domésticos, lava sua roupa, cuida das suas próprias coisas.
Referência
Membro
da Associação Brasileira do Déficit de Atenção, Psiquiatra, formado pela
Faculdade de Medicina da UFRJ em 1966 (na época denominada Faculdade Nacional
de Medicina). Exerce a pratica na especialidade desde então em atendimento
ambulatório e hospitalar. Desde 1997 vem se dedicando ao estudo do TDAH, escrevendo
artigos, dando palestras para profissionais, familiares e professores, e
participando de congressos sobre o tema no Brasil e no exterior.
Membro da Associação
Brasileira do Déficit de Atenção.
Contato:
sergiobourbon@gmail.com
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