terça-feira, 27 de maio de 2014

Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)

Bolsista: Wanderley Almeida


            O TDAH é um transtorno bastante frequente. Tem sido observado em cerca de 7% das crianças, e em torno de 4% dos adultos. Muitas pessoas diagnosticadas com o Déficit de Atenção ou comportamento que sugerem o Déficit culpam a si mesmo por tal conduta. Os médicos tem provado que pessoas com o Déficit de Atenção são com frequência inteligente e altamente criativa.
            Por exemplo, muitos acreditam que Albert Einstein e Thomas Edison provavelmente tinham Déficit de Atenção. Autoridades médicas agora acreditam que o Déficit, não é uma desordem psicológica. Tais pessoas têm uma necessidade maior por alguns nutrientes no organismo, nutrientes estes que apenas seu médico é capaz de informar. São nutrientes que reconhecidamente ajudam a aumentar a função cerebral e a concentração.
Isoladamente ou associado a outros distúrbios (o que é mais regra que exceção) é um fator altamente predisponente para fracasso nos estudos e consequentemente o abandono escolar, dificuldades no relacionamento e maior propensão à acidentes , desempenho profissional abaixo das reais capacidades da pessoa, além de aumentar  a predisposição para diversos outros transtornos psiquiátricos.
(Sérgio Bourbon Cabral)




Dando continuidade a este assunto vamos entrevistar hoje um estudante do colégio estadual Polivalente Dr. Sebastiao Gonçalves de Almeida. Que é portador do (TDAH). Para evitar constrangimento ao estudante, vamos chama-lo pela iniciais do seu nome; R.L.C.
1- O que você acha do colégio em que você estudar?
R.L.C.            Bom, tem pessoas qualificadas para ensinar.

2- Ao que se refere à disciplina de química especificamente, qual tem sido sua maior dificuldade na questão do aprendizado?
R.L.C. Eu sou interessado em química. Participo das aulas e gosto muito de química. O que me atrapalhaé o barulho que os colegas fazem.
3- O que é química pra você?
R.L.C.            Química é tudo o que ocorre no espaço, é tudo que transforma uma coisa em outra.
4- Você já foi ao laboratório do colégio?
R.L.C. Fui sim, mas só uma vez com a professora de biologia. Tenho vontade de ir mais vezes, o laboratório é muito importante para os estudos.

            O pai do estudante, que vamos chama-lo apenas por João. Relatou que o estudante R.L.C. é uma pessoa especial, que não conseguiu aprender matemática, tem muita dificuldade em fazer contas, e ainda falta interesse nos estudos e nas tarefas da escola. Mas ajuda nos afazeres domésticos, lava sua roupa, cuida das suas próprias coisas.

Referência

Sérgio Bourbon Cabral
Membro da Associação Brasileira do Déficit de Atenção, Psiquiatra, formado pela Faculdade de Medicina da UFRJ em 1966 (na época denominada Faculdade Nacional de Medicina). Exerce a pratica na especialidade desde então em atendimento ambulatório e hospitalar. Desde 1997 vem se dedicando ao estudo do TDAH, escrevendo artigos, dando palestras para profissionais, familiares e professores, e participando de congressos sobre o tema no Brasil e no exterior.
Membro da Associação Brasileira do Déficit de Atenção.

Contato: sergiobourbon@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário