segunda-feira, 16 de junho de 2014

Amoxicilina

                                                                                                                                  Bolsistas: Jeisa Tainara e Tatiane dos Santos

Olá amigos do blog...
Hoje vamos falar de algo que todos nós estamos sujeitos:as infecções em geral.Normalmente,a infecção é caracterizada pela invasão do organismo por microrganismos desconhecidos, que ao invadir o corpo, se reproduzem e aumentam a área infectada rapidamente. Isto traz consequências muito negativas para o hospedeiro, que vê seu mecanismo de funcionamento afetado pela presença destes agentes destruidores, os quais podem provocar inúmeras enfermidades. A partir deste momento, a parte atingida responde com um processo inflamatório.
Um dos medicamentos mais utilizados no tratamento das infecções, principalmente à de garganta, é a amoxicilina, antes chamado de penicilina. Ela foi descoberta de forma acidental pelo médico e bacteriologista Alexander Fleming (figura 1) em 1928. Na época, Fleming estava pesquisando substâncias capazes de combater bactérias em feridas, esqueceu seu material de estudo sobre a mesa enquanto saía de férias. Ao retornar, observou que suas culturas de Staphylococcus aureus estavam contaminadas por mofo e que, nos locais onde havia o fungo, existiam halos transparentes em torno deles, indicando que este poderia conter alguma substância bactericida. Ao estudar as propriedades deste bolor, identificado como pertencente ao gênero Penicillium, Fleming percebeu que ele fornecia uma substância capaz de eliminar diversas bactérias, como os estafilococos.Assim, hoje a amoxicilina é o antibiótico mais amplamente utilizado no tratamento de doenças bacterianas.


                                  Figura 1: fotografia de Alexander Fleming.


A amoxicilina é um pó cristalino, branco, levemente solúvel em água,álcool metílico e álcool etílico; praticamente insolúvel em tetracloreto de carbono,clorofórmio,éter e óleos  fixos. Existem basicamente três tipos de amoxicilina que se diferenciam em sua fórmula molecular:
amoxicilina anidra: C16H19N3O5S;
amoxicilina sódica: C16H18N3NaO5S;
amoxicilinatriidratada: C16H19N3O5S.3H2O.

Dissolve-se em soluções diluídas ácidas e alcalinas  (na forma de hidróxidos). Farmacologicamente é classificado como antibiótico bactericida, semi-sintético, que tem em sua estrutura química o grupo amino ionizável (figura 2), apresentando a vantagem de agir no trato gastrintestinal. Além deste grupo,estão presentes também o grupo fenol, amida e ácido carboxílico.
Por ser um antibiótico beta-lactâmico, atua destruindo a parede das células bacterianas, pois se une a uma grande variedade de proteínas responsáveis pela síntese de enzimas que alimentam bactérias infecciosas,deixando-as sem ação.



Figura 2: formula estrutural da amoxicilina anidra

Referências

Sociedade brasileira de química. Química nova alternativa.Disponível em: http://qnint.sbq.org.br/qni/popup_visualizarMolecula.php?id=lyQzWsCfZW2orcNLTL9x4YfxKyaEmMYNJIwJxhwLhSc_0BjtuCe27gjf23tAcxWtnnXJQjsMCGeaxWtXIS8zFg==.Acesso em 09 de junho de 2014.

LIMA. M. A. C. S. A descoberta da penicilina. Disponível em: <http://www.mundoeducacao.com/biologia/a-descoberta-penicilina.htm>
Acesso em 09 de junho de 2014.

GOUDART, I. Colégio de Aplicação da UFRJ - Química. 03 de junho de 2008. Disponível em: <http://quimica-cap 22abc.blogspot.com.br/2008/06/amoxicilina_4773.html>  Acesso em 09 de junho de 2014.


  

Um comentário:

  1. Ótimo site, o redator que o escreveu merece um prêmio, está muito bem explicado, na verdade é o único site com esse conteúdo completo que tem na internet (acredito eu), me ajudou bastante muito obrigado por ter escrito, você está de PARABÉNS. 26/04/2017

    ResponderExcluir