quarta-feira, 18 de junho de 2014

Sobre o Omeprazol...

                                                                                                         Bolsistas: Jeisa Tainara
Tatiane dos Santos 

Olá amigos do blog!   

Devido à correria do dia a dia estamos acostumados a comer  mal é isso nos leva a desenvolver uma serie de doenças,principalmente as doenças estomacais.Para resolver alguns desses problemas temos o Omeprazol.                                                                                                                                                        
                                                         Sobre o omeprazol...
 Inicialmente com o nome de Peprazol,este medicamento foi vendido pela primeira vez nos Estados Unidos em 1989 pela Astra AB (que veio se tornar a AstraZeneca), sob os nomes de Losec e Prilosec. Em 1990, o nome foi mudado para Prilosec para evitar confusões com o diurético Lasix. A partir daí, foi vendido desde então no mundo todo.


O Omeprazol é o princípio ativo do medicamento que pode ser encontrado comercialmente com os nomes de Losec, Prepazol, Victrix, Omeprasec entre outros. O nome desse medicamento varia de acordo com o laboratório fabricante.
Basicamente, o omeprazol é um pó branco pouco solúvel na água. Ele é capaz de reduzir os efeitos de medicamentos como o cetoconazol e itraconazol, enquanto aumenta a ação do diazepam, varfarina, fenitoína e carbamazepina.
No dia 2 de setembro de 2011, o jornal brasileiro Estadão publicou uma matéria chamada “Excesso de omeprazol preocupa médicos” em que alertava os perigos do uso indevido de omeprazol. Segundo alguns médicos, o medicamento ficou banalizado, já que qualquer exagero na bebida e na comida já justificava tomar o omeprazol pra prevenir as possíveis queimações ou dores no estômago.
 A figura 2 traz a estrutura do (RS)-5-metóxi-2-[(4-metóxi-3,5-dimetil-piridin-2-il) metilsulfinil]-3H-benzimidazol
                                       


A formula  C17H19N3O3S tem um peso molecular de 345,4,comercialmente conhecida como  omeprazol é um medicamento indicado para o tratamento de gastrite,ulceras,refluxo entre outros problemas estomacais.Ele tem a capacidade de reduzir o fluxo de ácido no estomago,ou seja, diminui a a concentração do íon hidrogênio H+ ,  e se ligarà bomba H+K+. Dessa forma, ele não permite o transporte dos íons H+ de dentro para fora da célula.  aumentando o pH, tornando-o menos ácido.
Seu efeito superior só é alcançado após o quarto dia de uso. Devido ao aumento do pH, esse medicamento possui grande potencial na cicatrização das ulceras estomacais.


REFERÊNCIAS
DIÁRIO DE UM QUÍMICO.Versão 2.0.molécula do dia: Omeprazol.2011.Disponível em:<http://digichem.org/2011/05/31/molécula-do-dia-omepral/>Acesso em 29 de abril de 2014
GENERICO. Omepral-Generico do Peprazol. 2014.Disponível em <http://www.generico.co/genericos/omeprazol-generico-do-peprazol/>acesso em 29 de abril de 2014
TUA SAUDE "LUISE LOPES(Farmaceutica)".Omeprazoç (Losec). 2014. Disponível em:<http//www.tuasaude.com/omeprazol-losec/>Acesso em 08 de maio de 2014

.














Nenhum comentário:

Postar um comentário