terça-feira, 1 de julho de 2014

DICLOFENACO

Bolsistas:Tatiane dos Santos
Jeisa Tainara
 Olá seguidores, estamos aqui para trazer para vocês mais uma matéria sobre medicamentos. 
Hoje vamos saber um pouco mais sobre o diclofenaco, um dos fármacos mais vendido da classe dos AINEs (antiinflamatórios não-esteróides) que possuem propriedades analgésica, antitérmica, antiinflamatória e antitrombótica.
O diclofenaco foi planejado para suprir a falta de alguns princípios ativos de outros fármacos do grupo AINEs. Existem três tipos de diclofenaco, onde a principal diferença entre eles é a velocidade de sua absorção no organismo. O diclofenaco sódico tem uma ação lenta comparado com o diclofenaco potássico, que é absorvido mais rapidamente pelo corpo. Isso pelo fato deste ser mais solúvel em água, tendo uma rápida ação sobre as inflamações.E por último, o diclofenacocolestiramina que também é absorvido rapidamente pelo organismo, por isso atinge uma menor concentração no sangue e, consequentemente um maior tempo de ação do que os demais.

Com a fórmula molecular geral: C14H9Cl2NO2e massa molecular 294.05g/mol, o diclofenaco é classificado como ácido por ser proveniente do ácido acético (figura 1).



Figura 1: Estrutura do Ácido 2-(2-(2,6-diclorofenilamino) fenil) acético 


Sua molécula é estável, pois apresenta em sua composição fenil, derivado de um anel aromático, além de possuir dois cloros ligados ao aromático e um grupo amino ligado ao outro fenil.
Como existem três tipos de diclofenaco a fórmula geral é a mesma, sendo que para os demais se acrescenta o potássio (K) e o sódio (Na), em substituição ao hidrogênio do ácido.


Referências

BRASIL. Farmacopeia Brasileira. 5ª ed. Brasília: Agência Nacional de Vigilância Sanitária, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário