terça-feira, 1 de julho de 2014

O DOPING E A ATIVIDADE FÍSICA

Bolsista: Jane Souza Silva

Olá seguidores do Quipibid!Hoje vamos falar sobre o uso de substâncias, ou compostos, potencialmente perigosos para a saúde do atleta capazes de aumentar seu desempenho, chamado entre os esportistas de DOPING.Observe a figura 1, ela ilustra o poder dessas substâncias sobre o atleta.


Figura 1 – Uso de substâncias perigosas

Mas se essas substâncias são perigosas e consideradas como drogas pela equipe médica dos esportistas, porque são usadas comumente? Alguns atletas tem a necessidade de vencer a todo custo, primeiro por vontade própria, em segundo lugar pela cobrança da sociedade, da família e de sua equipe técnica e em terceiro, devido a razões econômicas.Uma vez vencendo, certamente a mídia irá divulgar e ele ganhará ascensão social.


Essas substâncias são divididas em algumas classes que podem ser usadas isoladamente ou em conjunto, veja:
  •    Estimulantes para diminuir a sensação de fadiga e aumentar o estado de alerta, exemplos: efedrina, cafeína e fenilpropanolamina.
  •     Analgésicos para alívio das dores, exemplos: morfina, heroína e metadona.
  •   Diuréticos, para perda de peso e/ou mascarar o exame de doping, exemplos:hidroclorotiazida, clortalidona e bumetanida.
  •    Esteroides anabolizantes para aumentar a massa muscular, exemplos: testosterona, cortisol, estradiol, progesterona.

Algumas estruturas dessas substâncias podem ser acompanhadas na figura 2.


Figura 2:Estrutura química de algumas substâncias como cafeína, morfinae hidroclorotiazida, respectivamente.


                 O exame antidoping é feito pelas federações desportistas para proteger a ética esportiva e proteger o atleta dos adversários, bem como sua autoproteção O doping tem vários efeitos colaterais e pode levar à morte durante uma competição.
Mas como ele é feito? Existe um rigoroso procedimento a ser seguido, o atleta se apresenta, é coletada a urina juntamente com um fiscal e enviado ao laboratório para análise. As técnicas utilizadas são cromatografia gasosa e espectometria de massas.

Após a coleta, a urina passa por um processo de extração e concentração das substancias. Às vezes, é necessário que se façam algumas modificações nas moléculas para facilitar a sua introdução nos equipamentos de análise. A cromatografia separa as substâncias presentes na amostra e, à medida que elas vão se separando, o próprio equipamento as transfere para o espectômetro de massas. Ele quebra as moléculas em pedaços e conta esses pedaços. O analista reconstrói a molécula, unindo os pedaços, como em um quebra cabeças. As substancias encontradas são comparadas com aquelas, proibidas, cadastradas no banco de dados. Ela aponta a presença e, em certos casos, a quantidade de substância ingerida (AQUINO NETO).

Vale lembrar que as drogas têm efeitos passageiros e momentâneos, por isso não vale a pena se drogar para se ter bons resultados e sim, uma boa alimentação e um ótimo preparador físico.Os dois aliados à dedicação e determinação dos atletas trarão resultados bem mais eficazes que as drogas utilizadas.

Espero que tenham gostado!
Beijos galerinha...


Referências

AQUINO NETO, F. R.DOPING abuso esportivo e não esportivo das drogas. Aula inaugural dos cursos de Graduação do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFRJ). Por Lúcia Beatriz Torres. Disponível em: http://www.portaldosfarmacos.ccs.ufrj.br/atualidades_doping.html, acessado em junho de 2014.
Nelson, D. L. Princípios de bioquímica de Lehnninger. Michael M Cox; coordenação de tradução: Fabiana Horn; revisão técnica: Carla Dalmaz, Sandra Estrazulas Farias. –5. Ed. – Porto Alegre : Artmed, 2011.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário