quinta-feira, 3 de julho de 2014

Dominó dos elementos Químicos

Bolsista: Paula Xavier Vasconcelos



Olá pessoal, a dica desta semana é o jogo de dominó. O objetivo do jogo é abordar os elementos químicos da tabela periódica, memorizando os símbolos, nomes e massas e números atômicos de cada respectivo elemento. Para confecção do jogo você necessita de uma cartolina (pode ser papel cartaz, cartão, cartolina ou EVA), cada uma contendo 28 retângulos.
Cada retângulo será dividido ao meio, tendo assim dois elementos químicos em cada retângulo. Assim como se mostra na figura 01.

Figura 01: Imagem dos retângulos, do jogo dominó químico.

Como jogar:
É jogado com quatro ou cinco participantes, cada participante pega 5 peças do dominó, começa o jogo quem tiver com o símbolo H (hidrogênio) em cada lado da peça do dominó. Iniciando assim o jogo, cada participante coloca uma peça que se encaixe em umas das pontas. Caso o participante não tenha nenhuma das peças que está na ponta ele deve passar a vez ou então comprar no monte. Vence aquele participante que descartar todas as peças da mão.

Teoria que envolve o jogo:
Cada elemento é representado por um símbolo correspondente ao seu nome original.  Elemento Químico pode ser definido como um conjunto formado por átomos de mesmo número atômico (Z). Há várias formas de classificar os elementos na Tabela Periódica. São classificados em metais, não metais e gases. Algumas classificações ainda apresentam os semimetais, que são elementos com propriedades intermediárias entre as dos metais e as dos não metais. Dos 118 elementos químicos conhecidos, 92 têm ocorrência na natureza. Os demais são artificias são produzidos artificialmente.
Cada elemento químico contém seu numero atômico representado pela letra (Z) e massa atômica (A).

Massa atômica (A): é a soma do número de prótons e de nêutrons que existem no núcleo de um átomo.
 Número atômico (Z): é o número de prótons ou elétrons existentes em um átomo.

Na tabela periódica os elementos são divididos em metais alcalinos e alcalinos terrosos, metais de transição externa e interna (lantanídios e actinídeos), metais representativos e não representativos,  halogênios e gases nobres.


Referências:
LISBOA, Julio Cezar Foschini, Ser Protagonista- Química 1º ano: Ensino médio, 1º edição, São Paulo, Edições SM, 2010.
http://gcmeeso.blogspot.com.br/2012/12/o-uso-do-domino-para-o-ensino-de-quimica.html-  acessado no dia 02 de junho ás 22 horas.

6 comentários: