sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Cabelo verde por causa da piscina, por quê?

Bolsista: Patricia Montenegro

          Olá seguidores!  Nos dias ensolarados, altas temperaturas, tudo que queremos é nos refrescarmos e tomar um banho de piscina! Mas depois de tantos mergulhos, você sabia que o cabelo pode mudar de cor?
            Os fios exigem uma maior atenção ao serem expostos ao sol e os cuidados devem ser redobrados principalmente ao entrar em piscinas, pois o cloro, as algicidas e outros produtos utilizados para o tratamento da água ressecam os fios[1]. No entanto os cabelos loiros que foram descoloridos ou pintados são os mais prejudicados, pois além de ressecados alguns também podem mudar de cor, podendo ficar com um aspecto esverdeado, como mostra na Figura 1. Porém como muitos pensam, o cloro não é o responsável por essa alteração de cor[2]. Mas porque isso acontece? 

Figura 1. Cabelo esverdeado (http://superups.blogspot.com.br/2013/02/receitas-para-tirar-o-verde-dos-cabelos.html)


          Isso acontece, porque o sulfato de cobre (CuSO4), um sal usado no tratamento da água da piscina para combater algas possui coloração azul. O cobre liberado do sal, penetra na queratina dos fios, deixando-os com os cabelos com a pigmentação esverdeada. Esse tom se torna mais visíveis nos cabelos claros [2].

           Mas, para quem já está com o cabelo esverdeado e não sabe como remover a cor, existem algumas soluções para retirar o esverdeado dos cabelos, tais como:

Vinagre de maçã: Em uma vasilha com água, dilua uma pequena quantidade de vinagre de maçã e passe no cabelo e deixe descansar por uns 15 minutos e depois lave normalmente[4].

Leite: Colocar leite integral nos fios até ficarem molhados e deixe por 10 a 20 minutos, em seguida lave normalmente utilizando shampoo e condicionador. Esse processo pode se repetido quantas vezes desejar [4].

Shampoo anti-resíduos: É muito indicado para cabelos oleosos, pois é bastante alcalino e provoca ressecamento nos fios. Deve ser usado com um intervalo de no mínimo 15 dias[4].

Suco de limão: O limão possui ácidos que atuam sobre oxidantes de metais pesados. Aplicar nos cabelos, deixar agir por alguns minutos e depois lavá-lo normalmente[4].

Bicarbonato de sódio (NaHCO3): Adicione uma colher de sopa de NaHCO3 em 250 ml de água e aplique no cabelo deixando agir por alguns minutos e depois lave como de costume[4].

            Essas receitinhas variam da intensidade de cada cor do cabelo, até a próxima postagem.

Referências:
[1] MANDEL, Lucia. Cabelo Disponível em: <http://veja.abril.com.br/blog/estetica-saude/tag/cabelo/> acessado em: 14-06-2015

[2] GOMES, Fiorella. Conheça 25 mitos e verdades sobre a saúde dos cabelos. Disponível em: <http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2013/08/voce_ag/vida/1458769-conheca-25-mitos-e-verdades-sobre-a-saude-dos-cabelos.html> acessado em: 14-06-2015

[3] COUTINHO, Paula. Seus cabelos ficaram verdes?A solução está aqui!. Disponível em: <http://www.revistarendase.com.br/2014/01/seus-cabelos-ficaram-verdes-a-solucao-esta-aqui/ > acessado em: 16-06-2015


[4] COUTINHO, Paula. Seus cabelos ficaram verdes?A solução está aqui!. Disponível em: <http://corpoacorpo.uol.com.br/cabelo/tratamentos/saiba-como-remover-o-esverdeado-do-cabelo/8230#> acessado em: 16-06-2015


Nenhum comentário:

Postar um comentário