quinta-feira, 20 de agosto de 2015

O Contexto da Química forense

Bolsista: Jôse Christyane O. Rocha


Olá caros amigos do Quipibid!
Vamos falar hoje do mundo investigativo do crime!
O ramo da química que se refere ao campo de investigação especializada, no aspecto de interesse jurídico e que atua de modo intenso na criminalidade é a química forense.
Esta ciência abrange não só o campo da química, mas também diversas disciplinas como: a matemática, a física, a biologia e outros. O interesse pelo estudo da química forense nos últimos tempos tem crescido muito devido a exposição da mídia em programas de desvendar crimes.
O principal objetivo da perícia forense é dar suporte científico para desvendar crimes inexplicáveis. Essa parte da Química é mais voltada aos estudos envolvendo a criminalística e a medicina forense.
Para começarem uma investigação, os peritos forenses encontram as pistas. Isso porque todo indivíduo deixa um rastro. Essas pistas são direcionadas a um laboratório de análise para descobrir as situações do crime. São vários casos existentes de homicídios e vários são os meios para desvendar o que ocorreu no local, por exemplo, a data, a hora e a causa da morte, quando houver uma.
O laboratório utilizado pelos peritos é totalmente equipado, com os mais modernos aparelhos. São inúmeros testes realizados por dia, tais como: Impressões digitais, método do pó, vapor de Iodo, amostra de sangue e outros.
 
Figura 1: impressão digital de um indivíduo




Pensa como seria legal desvendar a cena de um crime!
O químico forense é o profissional da área da Química que analisa amostras da cena do crime e chega à conclusão com base nos testes realizados. Para exercer esse trabalho, deverá ser graduado em química, e poderá ocupar um cargo de perito, tendo suas atividades no laboratório de perícias. No ponto de vista da química, o químico forense tem especialização analítica, e seus conhecimentos devem se ampliar para outras ciências.
Estamos só começando a desvendar essa área da Química! Mensalmente trarei matérias novas, para entender esse mundo que a ciência cada vez mais está explorando. Na próxima matéria direi como são realizadas essas investigações.

Referência:
O que fazem os químicos forenses? Disponível em:<http://www.crq4.org.br/qv_forense>Acesso em: 29 de abril 2015.

FOGAÇA J, Química. Disponível em:< http://www.brasilescola.com/quimica/>.Acesso em: 03 de maio 2015.


Nenhum comentário:

Postar um comentário